in

7 maneiras de obter novas ideias dos clientes

Muitas vezes durante o processe de empreendedorismo estagnamos sem saber pra onde ir ou como buscar ideias que tragam evolução para nosso negócio.

Pensando nisso busquei 7 maneiras poderosas de quebrar essa barreira e extrair o potencial máximo de seus clientes.

As técnicas apresentadas a seguir são baseadas nos meus estudos de marketing de crescimento, de Philip e Milton Kotler, duas feras no mundo do marketing.

Observe como os clientes estão usando seus produtos

Os vendedores e pesquisadores de mercado da empresa de equipamentos médicos Medtronic observam cirurgiões que usam seus produtos e os dos seus concorrentes como fonte de ideias para melhoria contínua.

Pergunte aos clientes sobre problemas que estejam enfrentando com seus produtos

Ao reconhecer que os consumidores se aborreciam com a embalagem convencional de batatas fritas, em sacos laminados, que permitem a fragmentação do conteúdo durante o manuseio e dificultam a conservação depois de abertos, a P&G projetou a Pringles, batatas fritas de tamanho uniforme, acondicionadas em embalagens rígidas, semelhantes às de bolas de tênis, que dificultam a fragmentação e facilitam a conservação, mesmo depois de abertas.

Pergunte aos clientes sobre os produtos de seus sonhos

Pergunte de forma direta o que eles esperam realmente dos produtos – e reflita sobre as respostas, mesmo que a ideia pareça impossível. Um usuário com mais de 70 anos disse à Minolta que gostaria que a câmera fizesse as pessoas parecerem mais jovens, ocultando rugas e outros sinais de envelhecimento. Em resposta, a empresa produziu câmeras com duas lentes – uma delas para gerar imagens mais favoráveis a indivíduos mais velhos.

Reúna um conselho de clientes engajados para comentar ideias

A Levi Strauss recorre a grupo de jovens para discutir estilos de vida, hábitos, valores e lealdade à marca, enquanto a Cisco dirige fóruns de clientes para melhorar suas ofertas.

Leia Também  3 idéias essenciais de como usar o Twitter

Explore sites da Internet como fonte de novas ideias

As empresas podem usar sites de busca especializados, como Technorati e Daypop, para descobrir blogs e postagens relevantes para seus negócios. Existem vários sites que exploram um espaço específico para os clientes interagirem com a marca.

Forme uma comunidade de entusiastas da marca para discutir produtos

A Sony promove diálogos colaborativos com os consumidores para desenvolver seus Playstation´s.

Estimule ou desafie seus clientes a mudar ou melhorar seus produtos

Realize promoções para seus clientes se sentirem estimulados a participarem. Se você é uma pequena empresa, ter esse engajamento é difícil. Porém, foque na solução e não na dificuldade.

Ofereça prêmios dentro da sua realidade e pode ter certeza que eles começarão a interagir.

Escrito por

Esse é meu laboratório de experiências, onde compartilho conhecimento e ferramentas que aplico nos meus negócios e nas empresas onde presto serviço.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

Como mudar o nome de uma página no Facebook

Como conseguir visitantes e tráfego para seu site

Como crescer 36.500% ao ano com seu negócio