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Como escolher a melhor palavra-chave para divulgar meu site

palavra-chave guia de como entrar a melhor pro seu site

Um guia sem enrolação que te ensina encontrar a palavra-chave ideal para divulgar seu negócio

SEO é trabalho e muita estratégia. Não tem atalho nem fórmula mágica a curto prazo!

Outra coisa, SEO é INVESTIMENTO. Sem mimimi, o mercado infelizmente funciona assim.

Papo reto!

Mas o que cabe a galera que não tem grana pra investir em altas mensalidades com ferramentas de SEO?

Se virar com a criatividade.

É aí que entra a famosa estratégia. Aquela que todo mundo no fundo sabe que precisa dela, mas vacila em não usá-la. Seja por preguiça ou falta de conhecimento, mesmo.

Enfim, o lance é que o SEO envolve um trabalho detalhado. Funciona como um conjunto de processos, que se respeitados, fazem seu site obter muito sucesso com audiência qualificada.

A palavra-chave é a base forte de todo seu planejamento de SEO.

A utilização de termos errados pra trabalhar a otimização do seu site pode comprometer todo trabalho do SEO.

Esse artigo oferece algumas boas práticas pra facilitar sua vida quando for selecionar palavras-chave.

  • Palavras-chave, por onde começar;
  • Cauda longa é o presente e futuro;
  • Quais ferramentas usar;

Separa um bloco de notas ou deixa sua planilha de excel aberta. Você pode precisar!

Palavras-chave: por onde começar

Primeiro de tudo, é bom ter em mente que a seleção de palavras-chave é um fator que faz toda diferença na otimização do site.

Vejo muita gente fracassando em sua estratégia de otimização justamente por selecionar as palavras-chave mais concorridas e genéricas. Fuja desse erro, bro!

Vamos à prática!

  • Responda algumas questões sobre o negócio que deseja divulgar.
  • É o momento de se colocar na pele do cliente e simular a experiência de como ele pesquisaria o seu negócio.

Imagine o seguinte cenário:

Eu tenho uma hamburgueria e pretendo divulgar meu negócio no Google. Ouvir dizer que o Google dispõe de uma ferramenta específica pra isso, chamada Planejador de palavras-chave.

Um ponto que ninguém fala sobre o planejador de palavras-chave do Google, é que ele foca em apresentar as palavras-chave que dão mais lucro pra eles no Adwords.

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São termos muito acessados e normalmente genéricos e amplos demais.

Isso dificulta na formação da cauda longa.

Mas o que é cauda longa?

Existem livros e as mais diversas especificações sobre a cauda longa.

Hoje não vou entrar em detalhes aqui. Mas vou falar de como usar a cauda longa a seu favor.

Cauda longa é sobre você ir além das palavras-chave genéricas. É sobre Formar palavras-chave baseada no segmento dela e explorar todo seu potencial.

A cauda longa é uma metáfora visual formada num gráfico de distribuição.

cauda longa gráfico

Quando digo ir além, me refiro que é possível atingir uma nova fatia do mercado e assim diminuir drasticamente sua concorrência.

Se antigamente se aplicava a lei de Pareto onde 20% dos produtos eram responsáveis por 80% das vendas, hoje a teoria da cauda longa contesta de forma muito consistente isso.

Ao aplicar a teoria e o método da longtail keywords é possível fazer com que 80% dos produtos sejam responsáveis por 80% do faturamento. Ou até mais.

Como?

Através da segmentação.

Como encontrar seu público ideal ao aplicar a Cauda Longa

Voltamos ao exemplo da hamburgueria…

Então, ela é do Rio e utiliza o Google para anunciar o site e seu contato.

Imagina tentar otimizar o site pra ser acessado pelo termo “hamburgueria“. Isso seria doideira, bro!
E mesmo se conseguisse, não faria sentido o site ser encontrado por pessoas de fora do Rio, por exemplo.

Aí que entra a tal da cauda longa aplicada!

A hamburgueria fica no Rio, mas precisamente em Jacarepaguá.

Na hora de trabalhar melhor o termo a ser usado, todas as relações devem ser levadas em consideração.

Quanto mais específica for o seu termo, maiores são as chances de conversão. Com a teoria da cauda longa, você atinge um volume menor de buscas, mas de contra partida aumenta significativamente as chances de fechar uma venda.

Foque na qualidade e não quantidade!

Visita que não converte não vale nada.

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Agora note como ficará a sua nova palavra-chave se fossemos um pouco mais específicos: “haburgueria jacarepagua rj

Palavras-chave cauda longa geralmente são formadas por 3 ou mais palavras criando uma pequena frase. O intuito é gerar uma busca mais personalizada.

Explorar um público menor e mais específico, que vá de encontro mais com a realidade de quem busca seu produto / serviço, tem se mostrado que é possível se obter muitos resultados satisfatórios.

Essa regra também fica mais clara aplicada em produtos mais específicos. Se sua loja vende equipamento pra construção.

Por que otimizar um termo tão genérico? Concorrer com os grandes players?

Que tal selecionar um termo bem específico pra ir direto a quem precisa dele?!

Exemplo:

  • Furadeira;
  • Furadeira elétrica sem fio (marca);

Percebeu a diferença?

Um dado que vai te animar ainda mais

Longtails como também são conhecidas, apresentam taxa de conversão bem superiores. Justamente por ir mais de encontro com as necessidades de quem busca.

Deu pra entender marromenos?

Se quiser entender melhor sugiro dar um play no vídeo abaixo!

Vídeo – Cauda longa e Pesquisa de Palavras-chave

Quais ferramentas usar

ferramentas-analise-keywords

Com as palavras-chave pré definidas é hora de buscar informações sobre elas.

Vou sugerir as ferramentas pra análise de palavras-chave que costumo usar em meus projetos.

Nesse ponto. Exatamente nesse ponto, que muita gente se dá mal.

Como falamos lá em cima, não devemos apenas usar o Planejador de Palavras-chave do Google.

É necessário diversificar os dados das keywords pra você ter uma análise completa e precisa. Pra essa missão utilizo no geral essas 6 ferramentas:

  1. Übersuggest – Sugestão relacionadas de palavras-chave mais pesquisadas
  2. Planejador de Palavras-chave, Webmaster Tool e Google Trends – Aqui eu checo tudo relacionado ao tráfego daquela palavra-chave, volume, concorrência, tendência de crescimento e muito mais.
  3. KeywordTool.io – mais uma ferramenta de complemento de análise de palavras
  4. Keyword Explorer – ferramenta de análise, também
  5. SpyFu – Esse site é incrível. Basta você digitar o site do seu concorrente pra ter acesso a todas as palavras-chave utilizadas por eles.
  6. MozBar – Instale a barra da SeoMoz e verique a autoridade dos sites concorrentes. Ideal pra ter uma dimensão dos concorrentes que você pode ultrapassar no ranking do Google.
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Com essas ferramentas mencionadas, já é possível se ter muita informação preciosa, apesar das limitações do uso gratuito da ferramenta. As ferramentas, via de regra, são pagas. Porém, os fabricantes deixam você testar por alguns dias ou por algumas quantidades limitadas de vezes.

Claro que o plano básico e free é cercado de limitações. Mas é aquilo. Pra quem não tinha nada, dá pra levantar uma boa lista se usar de maneira sagaz.

Lembre-se que SEO é investimento.

O ideal pra ter uma análise extremamente precisa é que você tenha o plano pago delas. Ou pelo menos de algumas.

Mas fazendo esse procedimento você já sair na frente de muita gente. Isso é fato!

Então, vou mandar a real…

Até pensei em simular um exemplo de palavra-chave aplicada nas ferramentas. Mas ia custar um tempo que ainda não disponho.

Vamos combinar o seguinte, caso tenha alguma dúvida em como usar as ferramentas, avisa nos comentários.

As ferramentas possuem plataforma bem intuitiva. Não tem muito erro. Basicamente, é:

  • Entrar no site
  • Digitar a palavras-chave ou site (depende da ferramenta a ser utilizada)
  • clicar no botão e colher as informações que o site te dá
  • Pega os dados e coloque tudo organizado numa planilha
  • Seu planejamento começa aí!

Assista o vídeo de como usar o pesquisador de palavras-chave de uma forma prática e funcional (Esse vídeo é simples e fantástico!)

Quem quiser complementar o artigo fica a vontade. Cola no bonde pra agregar!

Escrito por

Esse é meu laboratório de experiências, onde compartilho conhecimento e ferramentas que aplico nos meus negócios e nas empresas onde presto serviço.

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