Aprenda com o polêmico filme Bruxa de Blair, lições de marketing nas mídias sociais.
1. Entreter
Fato: Os cineastas focaram na história, não no produto. As pessoas não conseguiram destinguir a ficção da realidade. Com isso, o enredo ganhou muita força entre as pessoas.
Lição: Entreter, não vender!
Levando em consideração que sua marca sofre impacto de todas as suas ações, procure levar entretenimento com o seu produto. No caso do filme, os cineastas venderam uma experiência ao público, não um simples produto.
2. Segmentação Correta
Fato: Eles levaram sua mensagem para as pessoas que queriam ouví-las. Não esperaram ninguém ir até eles, identificaram e espalharam a história do filme para seu público-alvo. Os cineastas utilizaram fóruns e espaços do seu segmento para chegarem até seu público.
Lição: Encontre e conheça seu público! Ao invés de sair “gritando como um doidão”, que seu produto existe, identifique seu público-alvo e inicie uma conversa, através dos meios de comunicação que eles usam.
3. Invista dinheiro onde seu público está
Fato: Os produtores do filme não utilizaram os canais tradicionais de publicidade. Eles utilizaram meios alternativos para divulgação do filme.
Lição: Só porque a maioria das empresas usa as mídias de comunicação tradicionais, como tv, rádio e revistas, não significa que são mais eficientes. Encontre o local onde seu público compartilha informações e invista nele.
4. Conecte-se nas novas mídias
Fato: Os cineastas Daniel Myrick e Eduardo Sánchez vincularam sua campanha com um site, que estava à frente da sua época, em 1999. Os poucos sites que existiam sobre filmes, eram chatos e cheios de textos. Com o blairwitch.com, o site era uma extensão do filme sem vendê-lo. Toda a informação referente à Bruxa de Blair era postada do site para despertar interese. Esse procedimento funcionou como uma propaganda para seu site, levando algumas pessoas a crerem que a história era real.
Foi entregue a sustos e mistérios que ficamos com gosto de quero mais.
O branding foi fortalecido de forma genial.
Lição: Os sites são mais do que um cartão de visitas na internet. É o único lugar on-line que você pode controlar totalmente a mensagem do seu produto.
O que você achou do filme?
A equipe envolvida foi muito inovadora!