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Títulos para Blogs – Como escrever títulos persuasivos (técnicas avançadas)

titulo para blog

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Um dos aspectos mais complexos na criação do conteúdo é conseguir que ele seja atrativo e relevante.

Dentro da estrutura do conteúdo o título é o elemento mais importante. Eles são os responsáveis diretos pelo sucesso do conteúdo. Um título bem elaborado atrai cliques e desperta o interesse do usuário.

Pra você escrever um bom título, daqueles quase impossíveis de serem ignorados a boa é respeitar algumas regras. Por isso, separei algumas dicas para ajudar nesse processo.

Lembre-se que é preciso muita prática e também uma série de testes para ver o que funciona e que tipo de pequenas variações podem provocar uma grande mudança no desempenho.

Mas há algumas coisas que você adaptar à sua rotina para aumentar consideravelmente suas chances de obter sucesso com seu título.

Não acredito em fórmula exata a seguir. Em vez disso, o que eu quero fazer é apenas apresentar algumas coisas diferentes pra você usar noque você sentar para escrever.

Método infalível para escrever títulos quase impossíveis de ser ignorados

método eficaz pra escrever títulos de blog

Seja Objetivo

Use entre 40 e 70 palavras para construir um título objetivo e evitar com que ele seja cortado nos resultados do Google.

Crie uma lista

Agora que você já sabe a quantidade de palavras que deve usar, defina quais as melhores palavras-chave que seu título deve conter.

Liste os tópicos em cima dos termos que o título deve levar. Os tópicos servem pra te dar uma direção na criação do título, mas ele normalmente é genérico.

Exemplo: “criar filhos saudáveis”

Note que esse tópico pode apontar várias direções e é pouco específico.

Vamos melhorar isso e trabalhar o título da maneira correta.

  • “Como uma boa alimentação pode deixar o seu filho mais saudável”
  • “Guia de alimentação definitivo para pais de primeira viagem”
  • “7 receitas muito práticas e saudáveis para crianças”
Leia Também  SEO Técnico: Guia Definitivo + Checklist

Note que utilizamos algumas características interessantes, como adjetivos marcantes que despertam a curiosidade ou dão ideia de facilidade.

Os títulos devem apenas ser específico o suficiente para guiar o seu post.

Calma! Ainda vamos melhorá-los para conseguir a melhor taxa de cliques possível.

Seja Preciso

publico-alvo

Precisão é fundamental pra não gerar falsa expectativa no leitor. O título deve refletir com precisão no conteúdo do texto e ajudar os leitores a saber exatamente onde estão pisando.

Algumas pessoas vão compartilhar um artigo só pelo título, pois acreditam que seus amigos vão se interessar pelo conteúdo. Um título bem feito incentiva alguém para ler o seu conteúdo excelente.

Não adianta criar títulos apelativos e o conteúdo ser fraco, raso ou não remeter nada da chamada. Isso seria um tiro no pé, bro! Gera uma quebra de confiança imediata.

Sempre considere seu público-alvo em primeiro lugar

Antes de escrever um título para um post que você precisa pensar sobre o seu público-alvo.

Já ouviu falar em persona ou construção de avatar? Então, nada mais é do que você definir com exatidão todos os aspectos e características que formam o perfil do seu público.

Quanto mais informação você tiver em relação aos gostos, práticas, hábitos, locais, idade… Enfim, toda informação que for útil na construção no seu avatar, mais fácil será sua comunicação com ele.

Estas questões são extremamente importantes e podem ter um grande impacto sobre a forma como seu título será formado.

Talvez a questão mais importante seja: quais os problemas que eles têm?

Se o título pode gerar a ansiedade necessária (e talvez resolvê-lo!), vai obter uma melhor taxa de engajamento.

Imagina você fazer uma chamada com alguma gíria ou termo muito usado pelo seu avatar? Isso agrega muito valor empatia, consequentemente  mais sedutor seu título será aos olhos dele.

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A importância das palavras-chave na construção do título

A seleção da palavra-chave ideal é o momento mais importante na criação do título para blog ou site.

Imagine você usar termos da sua cabeça e descobrir que eles não possuem um volume de tráfego significativo ou apresentam uma quantidade absurda de concorrentes, o que dificultaria muito em conseguir um bom posicionamento.

No decorrer desse texto explico como costumo selecionar termos interessantes para construir um título que me renda bons acessos.

Primeiro, vamos saber um pouco mais sobre palavras-chave de cauda longa.

Palavra-chave genérica (cauda curta): crescer blog

Palavra-chave de cauda longa: como aumentar visitas de blog em 2016

Note que as palavras mais curtas são muito mais competitivas e isso dificulta muito a classificação. A partir do momento que se adiciona mais algumas palavras, forma um termo que vai atingir um nicho menor, porém mais específico.

Invista algum tempo pra buscar as palavras-chave certas para o seu blog. Isso é garantia de se manter no caminho certo. Preocupe-se com dados concretos, não com achismos.

Pra te ajudar nessa pesquisa recomendo o post 23 Ferramentas Gratuitas de SEO e Análise de Websites.

A estratégia correta pra trabalhar o título do seu post

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Esse é o momento onde vamos combinar algumas técnicas que irão ajudar na construção do título perfeito.

Escassez

Seres humanos são fortemente conectados com todo sentimento que envolve exclusividade.

Um título que indica aos leitores que eles podem a vir a perder algo ou que tenha quantidade limitada é uma técnica extremamente eficaz. O gatilho da escassez é usado há anos com muito sucesso.

Tempo

Usar o fator tempo ao seu favor é um forte aliado se usado com a técnica da escassez.

Exemplo: “Como consegui 100000 visitantes únicos em apenas 6 meses (técnica exclusiva)”

Se você procura por artigos relacionar a aumentar o tráfego do seu site, é muito provável que clicaria no título acima.

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Medo e Ansiedade

Uma estratégia eficiente dentro do marketing é conseguir despertar uma sensação de necessidade resolvida.

Se seu anúncio traz a solução para um problema que seu público alvo tem, é garantia de uma campanha de sucesso.

Incorpore o medo ou ansiedade em seu anúncio e gere interesse imediato.

Exemplo: Repita esses 5 erros comuns de SEO e tenha seu site penalizado pelo Google”

Valor Extraordinário

Títulos que comunicam um valor agregado são infalíveis.

Experimente criar um artigo desse tipo:

Vamos aplicar técnicas com abordagens mais fortes e ver o resultado:

“Como 3 caras normais ganharam R$ 100000 com seu site sem utilizar backlinks”

Estes são apenas alguns exemplos bem básicos. Vou tentar passar algumas táticas mais avançadas no final do post, no caso de você querer ir mais a fundo sobre como trabalhar mais profissionalmente na escrita na sua manchete.

Dicas finais para escrever títulos fantásticos no seu blog ou site

Estude métricas, faça testes, analise os resultados.

Se você usa WordPress, sugiro instalar o plugin SEO by Yoast

Não esqueça de testar diversas variações:

  • 15 técnicas brilhantes para escrever títulos de blog altamente persuasivos
  • As técnicas secretas: como escrever o título certo pro seu blog
  • Como um título gerou 25 mil acessos para meu blog

Ferramentas como AWeber , VWO , etc, podem ajudar você a testar diferentes títulos.

Tem alguma técnica que gostaria de compartilhar?

Cola nos comentários e contribua com a postagem. 😉

Até a próxima!

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Títulos para Blogs
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Esse é meu laboratório de experiências, onde compartilho conhecimento e ferramentas que aplico nos meus negócios e nas empresas onde presto serviço.

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