in

Top 8 métricas para medir ROI de Social Media Marketing

O cálculo do retorno sobre o investimento (ROI) tem se tornado cada vez mais importante. Oferece a segurança necessária que o cliente procura, no momento de decisão sobre investir nas mídias sociais.

Para se criar um relatório de retorno de investimento (ROI) é preciso utilizar algumas métricas. Elas irão medir a eficiência da sua campanha nas mídias sociais.


Top 8 maneiras para medir Social Media Marketing

1. Vendas

É o resultado final da sua campanha. A venda é o fator mais importante para ter noção da eficiência do marketing nas mídias sociais.

2. Feedback

Atráves do feedback, é possível identificar a necessidade do seu público. A quantidade e qualidade do resultado do feedback é proporcinal ao sucesso da sua campanha.

3. Leads

Você está sendo mais procurado? Controle os canais de comunicação e cerfifique-se de onde as pessoas entram em contato com sua marca. Seja por telefone ou formulários do site.

4. Novos visitantes

Você está atraindo mais pessoas para seu site? Além de manter um relação com os usuários nas mídias sociais, você deve se preocupar em atrair novas pessoas.

5. Percepção da Marca

O que as pessoas estão falando sobre sua marca? Use a ferramenta de álise de mídia social para saber.

6. Perfil das redes sociais

Se sua marca possui muitos amigos, fãs ou seguidores, sinal que o trabalho está sendo bem feito. Você conseguiu despertar o interesse do usuário em estabelecer uma relação com sua marca.

7. Taxa de Rejeição

Uma das métricas chave para se medir o ROI. Também conhecida como taxa de retorno, pode ser medida no Google Analytics. Ela diz quando um visitante que foi direcionado para o seu site, cancelou ou tomou um caminho diferente.

Leia Também  Como espionar seu público nas redes sociais

As chances dos usuários permanecerem são maiores a partir do momento que os visitantes confiam ou já conhecem o seu site.

8. Newsletter Ou assinaturas de boletim

Saiba os usuários que escolheram consumir informação sobre sua marca. Esse é o primeiro passo para esse usuário se tornar um cliente ou consumidor.

Conclusão

Lembre-se, o ROI não pode ser medido imediatamente. Isso leva tempo. Deixo você refletir com uma citação de Jeff Bezos, da Amazon. Que disse: “Eu sempre digo às pessoas, se tivermos um bom trimestre foi devido ao trabalho que fizemos a três, quatro ou cindo anos atrás. Não poque fizemos um bom trabalho neste trimestre”. Essa é a chave para o sucesso do marketing nas mídias sociais.

Tem alguma dúvida de como medir e eficácia no meios de comunicação social? Use o comentário.

Abraço.

Escrito por

Esse é meu laboratório de experiências, onde compartilho conhecimento e ferramentas que aplico nos meus negócios e nas empresas onde presto serviço.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

7 Comments

  1. Opa, Nei.

    Obrigado por complementar o artigo com sua sugestão.

    Abs.

Loading…

Top 7 Ferramentas de Análise e Monitoramento do Twitter

4 dicas para introduzir social media em campanhas de marketing