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O que é Twitter? Pra que serve? Por que faz tanto sucesso?

O que é Twitter?

É uma rede social que oferece um espaço de 140 caracteres para o usuário postar sua mensagem. Também conhecido como microblogging, devido ao seu pouco espaço disponível para postagem de informação. O twitter ganha cada vez mais adeptos na internet. Ao usar o Twitter de forma inteligente, você pode fazer parte das conversas mais relevantes no mundo online na hora em que elas acontecem. Já as empresas podem aprofundar a confiança dos seus clientes e construir seu nome dentro do Twitter.

Como funciona o Twitter?

O usuário entra no site, se cadastra e registra um ID.

Exemplo: www.twitter.com/titecnologia

Concluídas as etapas de cadastro e configuração da conta, como preenchimento do perfil e escolha da aparência do seu twitter. Você poderá divulgar o seu twitter para que outras pessoas vejam o que está postando.

O conceito do twitter é, se eu gosto do que você posta, eu te sigo e vice-versa.

conta twitter o que é

Atualmente, o twitter funciona como mostra a imagem acima. Hoje em dia o microblog evoluiu muito em termos de recursos e funcionalidades. Está ainda mais dinâmico, além da possibilidade de compartilhar fotos e vídeos.

Glossário:

Home – Início da sua página

Profile
– Seu perfil

Find People
– Procurar pessoas

Settings – Configurações (mudar a foto, plano de fundo, cores, etc).

Help – Ajuda

Sign Out – Sair

Following – Quantidade de pessoas que você está seguindo.

Followers – Quantidade de pessoas que estão seguindo você.

Listed
– Crie listas com os usuários que você mais gosta de falar.

Pra que serve o Twitter?

O twitter é uma ferramenta social de relacionamento que traz dinamismo e muita rapidez, quando o assunto é compartilhamento de informação. Quando se trata do Twitter, tudo é sobre quem você segue e quem te segue. Você tem milhões de pessoas para escolher (pode ser utilizado de diferentes maneiras, varia conforme o perfil do usuário).

Algumas utilidades do Twitter

Você pode transmitir pensamentos (desde que esse pensamento seja traduzido em até 140 caracteres), contar piadas, compartilhar links interessantes, aquele vídeo que achou engraçado ou anunciar promoções dos seus serviços…

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As possibilidades são imensas. Lembrando, que para ter sucesso no twitter é preciso interagir com os usuários e compartilhar informações interessantes.

Para divulgar seu conteúdo e compartilhá-los pelo twitter, os usuários usam e abusam da criatividade. Até porque, um dos focos de quem utiliza o twitter é ser seguido pelo máximo de usuários que conseguir, tornando-se popular.

Mas por que o Twitter faz tanto sucesso?

Agilidade na comunicação e rapidez na propagação da informação são as características marcantes do microblogging.

As mensagens são compartilhadas de um jeito leve e descontraído, pelos usuários.

Sabendo aproveitar dessas características, algumas pessoas começaram a chamar atenção pelo microblogging e consequentemente em outras mídias.

Alguns casos famosos que começaram no twitter.

Campanha “Cala boca Galvão”

Mais de 9 milhões de brasileiros cadastrados no Twitter demonstraram insatisfação contra Galvão Bueno. Durante a abertura da Copa do Mundo, na África do Sul, o narrador da Rede Globo foi alvo de críticas na rede de mensagens de até 140 caracteres.

O resultado final foi uma faixa imensa estendida em pleno estádio da Copa e matérias em diversos jornais, inclusive na rede globo.

(assunto mais procurado no twitter)

Twitter do Luciano Hulk

O apresentador da TV globo segue firme com o “título” de twitter mais popular do pais. São mais de 2 milhões de seguidores espalhados pela rede.

O ator usa a ferramenta para divulgar programações, expressar opiniões, realizar críticas, além de falar de sua vida pessoal. Tudo com muita irreverência e bom humor, ganhando mais seguidores a cada dia. Através da ferramenta, O Luciano Hulk fotalece seu vínculo com o público e humaniza a figura do apresentador.

 

Força do Twitter

O twitter ganha tanta força, que no mês de fevereiro tinha 10 milhões de usuários. Subiram pra 19 milhões em março e saltaram para 32 milhões em abril (7% de brasileiros). É o triplo em apenas 2 meses.

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Como todo esse crescimento, o twitter despertou a atenção e interesse das empresas, que começaram a adotar o twitter, buscando criar maior interação e vínculo com os usuários-clientes.

Você quer usar o Twitter para promover o seu site ou a sua empresa?

Hoje em dia, todas as empresas precisam fazer parte do Twitter.

É basicamente um requerimento. Uma bio clara e focada explicando exatamente o que a empresa / marca faz é muito efetivo.

Para fazer parte da comunidade ativa, é preciso escrever um Tweet com certa frequência – algumas vezes ao dia. Quanto mais você interagir, mais seguidores você terá.

Tweet ao vivo sobre os eventos que você está frequentando, usando a hashtag oficial. Comente sobre temas da atualidade que são relevantes para o seu produto / marca, fazendo uma ligação entre a notícia do dia e a sua empresa.

O objetivo é que o seu feed do Twitter se torne uma fonte de grande conteúdo, com comentários instigantes que sejam relevantes para o público que você deseja atrair.

Existem muitas ferramentas e serviços automatizados pela internet. Mas seja cauteloso com eles. Montando sua lista na raça vai demorar mais, mas vai te dar resultados de maior qualidade. E não se esqueça de agradecer as pessoas que te seguem ou retuitar pessoalmente – aquele pequeno toque humano faz a diferença.

Algumas funções:

  • Um ótimo veículo de divulgação de ações publicitárias.
  • Recrutamento de funcionários.
  • Divulgação de promoções.
  • Testar a popularidade da sua marca com seus clientes (seguidores).

Algumas Dicas:

  • Com ferramentas como o buffer ou o FutureTweets, você pode agendar seus tweets para quando seus seguidores têm mais probabilidade de estar online!
  • Ao compartilhar links, use um encurtador de URLs, como bit.ly. Não só irá liberar mais caracteres para o seu tweet, como também permite que você acompanhe cliques, ações, etc.
  • Siga seus concorrentes e veja quem eles estão seguindo e quem os está seguindo por sua vez. Eles podem ter feito quase todo trabalho duro para você. Klout e tweepi são ótimas ferramentas para ajudar nesta descoberta.
  • Como a quantidade de pessoas que você segue cresce, você vai precisar usar o TweetDeck para organizar todos em listas para ser encontrado mais fácil na hora da pesquisa. Certifique-se de salvar suas pesquisas para que possa ver tweets relacionados com os termos de pesquisa a qualquer momento.
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Lembre-se que o essencial no Twitter é evitar sair como spammer, é crucial que você comece mostrando que é VOCÊ que está ouvindo.

A partir do momento que você consegue atingir boa reputação e se torna autoridade no Twitter é capaz de transformar o seu perfil numa máquina de vendas online.

Procure por termos como “pode recomendar” ou “algum conselho” para identificar aqueles que procuram assistência imediata.

Use o que você sabe (ou diga quem sabe) para ajudar as pessoas. Ou Retuite os tweets para os seus seguidores – se você não sabe ajudar, alguém em sua rede pode ser que saiba.

Você ainda vai receber o crédito por isso. Através de mensagens diretas privadas você pode mover a conversa para longe da visão pública, para compartilhar endereços de e-mail ou números de telefone.

Construir relacionamentos com influenciadores

Como em qualquer mundo, existem aqueles que seguem e os que são seguidos. Identifique os principais influenciadores no Twitter, observando quem as pessoas estão retweetando e seguindo.

Geralmente, quanto mais seguidores, mais influente uma pessoa é. E a proporção de ‘followers’ e ‘following’ é um bom indicador também. Uma ferramenta como o Klout pode ajudar a identificar as pessoas mais influentes.

 

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O que é Twitter? Pra que serve? Por que faz tanto sucesso?
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Esse é meu laboratório de experiências, onde compartilho conhecimento e ferramentas que aplico nos meus negócios e nas empresas onde presto serviço.

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