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O Marketing Tradicional está morrendo

O marketing tradicional está morrendo lentamente. Mas o que pode ser considerado marketing tradicional? Basicamente é aquele onde a empresa vai atrás do consumidor e empurra produtos e serviços. Ou seja, o consumidor adota uma postura passiva nessa relação.

O velho modelo de marketing se apoia em 3 pilares básicos e os repete ao longo do processo:

  • Informar
  • Persuadir
  • Relembrar

Ainda é a forma mais utilizada pela maioria das empresas, especialmente as grandes organizações, que investem pesadas quantias em anúncios na TV, jornais, revistas e até mesmo em anúncios na internet.

Ou seja, a empresa interrompe seu potencial consumidor, muitas vezes em um momento de lazer, para mostrar o quão fantástico é seu produto.

O timing desse tipo de abordagem não poderia ser pior, justificando os resultados cada vez menos eficazes desse tipo de estratégia.

Se engana quem pensa que o marketing da interrupção é algo exclusivo do mundo offline e das mídias tradicionais.

Na internet se traduzem em ações como uso de banners em sites, publicidade em vídeo ao invés de conteúdo em vídeo, email com classificação de spam e muito mais. Ninguém mais tolera sofrer interrupções em momentos de lazer e descanso, seja quando assistem TV, leem seu jornal preferido ou navegam pela internet.

Junte isso a dificuldade de medir o retorno sobre investimento (ROI), os altos custos de execução e novas maneiras do consumidor bloquear esse tipo de marketing, você encontra um ambiente completamente hostil para que esse tipo de estratégia funcione.

A comunicação é feita de apenas um lado, sem a permissão do outro e só existe enquanto houver investimentos, geralmente bastante altos, limitando seu uso para empresas com grandes orçamentos de marketing.

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Ninguém mais tem paciência para ouvir inúmeros argumentos de vendas ou ser quase forçado a consumir algo que nem é tanto do seu interesse.

Muito pelo contrário.

O consumidor moderno nunca esteve tão exigente e consciente daquilo que deseja.

Por que não vale gastar todo o orçamento em estratégias ultrapassadas?

Se torna cada vez mais difícil entender por que grandes empresas ainda investem altas quantias em campanhas tradicionais de marketing, enquanto ninguém está prestando atenção:

  • 85% das pessoas mudam de canal na sua TV enquanto os comerciais são exibidos.
  • 84% dos jovens entre 25 e 35 anos tendem a sair de um site com um número excessivo de banners.
  • 200 milhões de americanos registraram seus telefones em um servi- ço chamado “Do not Call” para não serem perturbados por empresas de telemarketing.
  • As campanhas de marketing tradicional não têm como objetivo entreter ou educar o consumidor, apenas mostrar o produto.
  • Por outro lado, 78% dos consumidores acredita que empresas que oferecem conteúdos customizados estão interessadas em construir uma relação com eles.
  • 68% dos consumidores estão propensos a dedicar uma parte de seu tempo para ler conteúdos publicados por suas marcas favoritas, desde que sejam conteúdos de seu interesse.

Péssima relação custo x benefício

Um dos motivos para o Marketing de Interrupção estar desaparecendo é o seu elevado custo, especialmente se comparado ao Marketing de Conteúdo.

  • 3 de 4 canais de Inbound Marketing, do novo marketing, custam menos que qualquer canal do marketing tradicional.
  • Empresas que investem mais de 50% do seu orçamento no novo marketing para gerar novos clientes, têm reportado uma diminuição significativa de custo por lead.
  • Para pequenas e médias empresas, o marketing de conteúdo custa 31% menos que anúncios pagos na internet.
  • O marketing da permissão, ou marketing de conteúdo, custa 62% menos que o marketing da interrupção e gera 3x mais leads.
  • 82% dos profissionais de marketing que blogam veem ROI positivo para suas campanhas de Inbound Marketing.
  • Empresas que trabalham com nutrição de leads geram 50% mais leads prontas para vendas, a um custo 33% menor.
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Profissionais atualizados investem no marketing da permissão

Os profissionais de marketing que já entenderam que o modelo tradicional de marketing não é mais tão eficiente quanto no passado, estão investindo em novas formas de chegar até o consumidor.

  • 78% dos diretores de marketing acham que conteúdo personalizado é o futuro do marketing.
  • 87% dos profissionais de marketing utilizam mídias sociais para promover seu conteúdo.
  • 60% dos profissionais de marketing afirmam que geração de leads é o seu principal desafio em marketing digital.
  • 79% dos profissionais de marketing afirmam que suas empresas estão migrando para branded content.
  • 28% dos profissionais de marketing reduziram seu marketing de publicidade tradicional para investir mais em marketing digital.

O futuro é agora

Por mais que haja uma certa resistência por parte de algumas empresas e profissionais, uma coisa é certa: o modelo tradicional está perdendo sua eficácia.

Ou seja, o velho marketing está morrendo lentamente. E não há dúvidas que levará com ele aqueles que resistirem bravamente às mudanças.

Não falo de um processo que irá acontecer em 5 ou 10 anos. Não me refiro ao futuro, mas sim ao presente.

Aqueles que se mantém mais conectados aos desejos do seu público-alvo já sabem que precisam oferecer valor antes de pedir algo em troca.

O poder saiu das mãos de grandes corporações e agora está com o consumidor, uma figura cada vez mais informada e exigente.

Essa é a verdadeira revolução! O nascimento de um novo movimento.

Para merecer a atenção do seu público, você precisa esquecer de uma vez por todas o marketing da interrupção e apostar no marketing da permissão.

 

Fonte: E-book A Morte do Marketing Tradicional – [VB]

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O Marketing Tradicional está morrendo
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Esse é meu laboratório de experiências, onde compartilho conhecimento e ferramentas que aplico nos meus negócios e nas empresas onde presto serviço.

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