in , ,

Por que a campanha “Digital Death” fracassou, apesar do apoio das celebridades?

Proposta da campanha “Morte Digital”

No dia primeiro de dezembro – dia mundial da AIDS – algumas celebridades resolveram decretar a morte dos seus perfis nas mídias sociais para ajudar a campanha contra a Aids. A campanha contou com um time de peso, como: Alicia Keys, Justin Timberlake, Lady Gaga, Elijah Wood, entre outros.

A intenção era arrecadar U$ 1 milhão para a fundação Keep a Child Alive, de combate a AIDS na África e Índia, dentro de 1 ou 2 dias.


Esta idéia não é ruim. O apoio de celebridades agregou um valor muito forte à marca. Então, por que uma campanha como essa que, aparentemente, tem todas os elementos para obter sucesso não correspondeu as expectativas? Aqui estão algumas razões:

Idéia egoísta e pretensiosa: O premissa da campanha foi construída em cima de uma idéia egoísta, onde os fãs estariam dispostos a doar dinheiro para recuperar o perfil das celebridades favoritas.

Valor da doação muito alto: O valor mínimo da doação era de U$ 10. Quando resolveram abaixar o valor já era tarde.

Perda de foco: A questão do perfil da celebridades ofuscou o objetivo maior da campanha. Que era arrecadar fundos para vítimas da AIDS. As melhores campanhas são onde os temas trabalham juntos.

Análise da Campanha

É como se eles estivessem dizendo: “Estou morto e você deve me amar tanto ao ponto de desembolsar U$ 10 para me ver twittar novamente…”

Quem se importa? Onde está o apelo maior – as vítimas do H.I.V.

Se eles pretendiam levantar dinheiro para a AIDS, por que simplesmente não doaram dinheiro do próprio bolso e incentivaram seus seguidores a doar.

Leia Também  Guia Completo sobre Ticket Médio - Cálculo, Importância e Estratégias de Aumento

Curiosidades da Campanha

– Usher rompeu sua promessa de “morte digital” prematuramente.

– Milagrosamente a campanha levantou U$ 700.000 em menos de 24h.

O que você tem a dizer sobre isso?

Escrito por

Esse é meu laboratório de experiências, onde compartilho conhecimento e ferramentas que aplico nos meus negócios e nas empresas onde presto serviço.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

A arte da paciência

5 Regras para Otimização nas Mídias Sociais (SMO)