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Qual tamanho ideal de um website

A postagem de hoje serve pra esclarecer uma dúvida muito comum na criação de site.
Qual tamanho ideal de uma página de alta conversão? Ela deverá ser breve e direta ou maior e mais detalhada?

A seguir, você irá descobrir de uma vez por todas qual tamanho de página te trará melhor resultado.

Pense com a cabeça de um vendedor

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É muito comum esbarrarmos com depoimentos e conselhos como:

“As pessoas tem preguiça de ler páginas com conteúdo longo na Internet. Precisamos ser diretos!”

Mesmo que de fato, muita gente tenha preguiça de ler textos mais longos, Não podemos aplicar essa regra em todos os casos. Você vai entender porque no decorrer do artigo.

Vamos aos fatos

O que destaca um bom vendedor dos demais?

O bom vendedor entende que, a partir do momento que ele conquista a atenção do cliente, ele deve mostrar todos os motivos pelos quais o cliente deve fazer negócio.
Quanto melhor e mais relevantes forem esses motivos, maiores as chances da venda acontecer.

Como aplicar a técnica do bom vendedor no seu site

Essa regra vale perfeitamente pra Internet. As páginas do seu site deverão fazer o papel desse vendedor.

  • Não se preocupe com o tamanho da página. Se preocupe em mostrar o máximo de valor sobre o que está mostrando.
  • Foque em falar na transformação que seu produto pode gerar pro possível comprador.
  • Liste todos os benefícios que você tem a oferecer para seus clientes.
  • Se você precisar de poucas palavras, imagens ou vídeos pra fazer isso, não tem problema.

O importante é você conseguir montar um conteúdo que mate todas as dúvidas e objeções dos seus prospects (possíveis futuros clientes).

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Estudo de caso de empresas que melhoraram sua taxa de conversão

A seguir, separei 2 exemplos pra ilustrar os resultados dos diferentes tamanhos de páginas.

O primeiro foi da empresa PayPanther.

Eles acreditavam que um modelo de página mais curta levaria traria mais inscrições, pois haveria menor distração do visitante ao ler o conteúdo.

Eles então começaram com essa página:

Before.png.pagespeed.ce.5AuY3GlHt0.jpg

Depois resolveram testar uma nova página:

After2.png.pagespeed.ce.XyiUNnrWVV.jpg

Resultados do teste

O teste da variação foi executado por um mês em cerca de 1000 visitantes.
Em relação a primeira página, foram inseridas informações de FAQs e depoimentos.
A nova página registrou um aumento de 372,62% nas inscrições.

Por que a maior página trouxe mais inscrições?

A seção de FAQs com as dúvidas respondidas e preocupações comuns dos visitantes do site  criou um sentimento de credibilidade e confiança.

Você deve estar pensando agora. Então, quando maior o conteúdo da página, melhor será meus resultados!

Calma! Não caia nessa. Deixe-me te dar um outro exemplo, agora!

 

Segundo exemplo: Empresa TheHoth

Uma empresa chamada TheHoth, presta serviços de SEO e queria aumentar a quantidade de  inscrições da sua página de conversão. Pra isso, fez o caminho reverso, decidiu limpar toda sua página e mostrar apenas o formulário de inscrição.

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Resultado: as contas de inscrições aumentaram de 1,39% para 13,13%.

Por que uma página simples com um formulário trouxe mais retorno?

Através de testes, foi possível descobrir que a maioria dos visitantes chegavam até aquela página de inscrições por encaminhamento. Então, eles já conheciam a empresa antes e só queria ter acesso a mais informações de forma rápida e prática. Nesse caso isolado, quanto menos distração pro usuário melhor.

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Agora se fosse uma página de venda de produtos ou serviço dificilmente uma página menor e com pouco conteúdo geraria mais resultado. Pois as pessoas que não conhecem o produto não se sentiriam seguras o suficiente pra dar um passo a frente na negociação.

 

Algumas regras para te ajudar

Joe Sugarman diz que o tamanho de uma peça publicitária (no nosso caso, uma página de um site), deve depender de duas coisas:

Preço: quanto mais alto o preço do que você está vendendo, maior a quantidade de argumentos que você precisará para justificar uma compra. Vender um carro exige mais argumentos do que vender uma pasta de dente.

Itens incomuns: quanto mais “incomum” um produto, mais você precisará explicá-lo e relacioná-lo ao contexto do seu usuário para convencê-lo a fazer negócio. Convencer uma pessoa que nunca usou um smartphone a pagar R$ 2.400 por um iPhone exige mais do que uma frase de efeito e uma bela imagem.

 

Conclusão

  • Estude o seu público. Isso vai definir o sucesso do seu negócio.
  • Faça testes A/B e descubra o melhor caminho para sua empresa.

Tem algum caso semelhante e gostaria de compartilhar? Use os comentários e sinta-se em casa!

 

Escrito por

Esse é meu laboratório de experiências, onde compartilho conhecimento e ferramentas que aplico nos meus negócios e nas empresas onde presto serviço.

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