in

Saiba como analisar o comportamento dos usuários do seu site

Um site é mais do que um canal onde você expõe produtos ou serviços da sua empresa, é um local que deve ser otimizado constantemente, por isso é fundamental analisar o comportamento dos usuários do seu site para que você consiga aumentar as oportunidades de negócio e vendas da sua empresa. Se está com dúvida sobre como fazer essa análise, nesse artigo você conhecerá os principais dados que devem ser monitorados e também como utilizá-los.

Analisando o comportamento dos usuários

O primeiro passo para compreender a análise é conhecer as principais métricas que mensuram o comportamento do usuário do seu site e que devem ser analisadas.

Taxa de Rejeição

Se o seu site possui o Google Analytics instalado, provavelmente já deve ter visto a coluna de taxa de rejeição em seus relatórios. Em resumo, essa métrica tem como objetivo avaliar a aceitação do conteúdo de determinada página ou site para com os usuários, ou seja, quanto maior for sua taxa de rejeição, significa que os usuários não possuem interesse com os conteúdos apresentados. Isso é um grande problema, pois você provavelmente não está transmitindo a real proposta de valor do seu produto ou serviço.

Interação com as páginas do seu site

Outro dado importante que deve ser coletado em seus relatórios do Google Analytics são as interações que os usuários executam em seu site, seja o clique em um determinado botão, link, scrollagem da página e etc. Esse tipo de dado é possível de ser medido e acompanhado através da criação de eventos.

Analise os pontos de interesse

Saber quais são os locais que os usuários mais possuem interação em seu site é um outro conjunto de informações muito importantes, por exemplo: saber onde estão passando o mouse, selecionando um determinado trecho do texto, pode significar que são temas relevantes para eles.

Leia Também  Links patrocinados: Dicas eficazes

Para conseguir extrair esse tipo de informação, você pode utilizar ferramentas de comportamento e que possuam o relatório de mapa de calor, como o hotjar e crazyegg.

Funil da meta de conversão

Toda empresa que deseja ter sucesso com os canais digitais e principalmente com a melhoria do desempenho do seu site deve ter um objetivo claro, ou seja, se um usuário chega até o seu site pelo ponto A, ele deve chegar até o ponto B.

Podemos exemplificar que o ponto A séria a página pela qual essa pessoa entrou, e o ponto C seria a conversão, sendo o preenchimento de um formulário ou a compra de um produto.

Com o relatório do funil de meta do analytics, você consegue saber qual é o padrão de comportamento para um usuário chegar até uma conversão e é claro, saber os usuários que estão mais abandonando o seu site antes de realizar uma conversão.

Como melhorar a experiência dos seus usuários e aumentar as conversões

Após coletar os dados e fazer as análises, você começará a elaborar hipóteses de melhorias que deverão ser documentadas e testadas em seu site, mas você deverá cruzar os seus dados com informações estratégicas do seu negócio.

Conheça a sua persona

Uma página de um site nunca deve conter um conteúdo genérico, ele sempre deve ser específico, pois tem o objetivo de conversar com a buyer persona da sua empresa. Se você não conhece sua persona fica extremamente difícil de fazer um bom texto, layout e aplicação de imagens que expressem a real proposta de valor dos seus produtos ou serviços. Se você ainda não possui uma documentação sobre ela, faça a criação das suas personas.

Tenha uma proposta de valor clara

Assim que você tiver a persona do seu negócio bem definida é o momento de melhorar a exposição da sua proposta de valor. É fundamental que ela seja clara e objetiva para que os usuários consigam entender de maneira simples como os serviços e produtos do seu negócio resolvem o problema dela.

Leia Também  Case de Campanha no Facebook: SAS Up for Grabs

Colete feedback dos usuários

Caso você ainda tenha dificuldade em desenvolver uma boa proposta de valor em suas páginas, colete feedbacks dos usuários de maneira ágil com as próprias ferramentas que citamos, como o hotjar. É possível realizar pesquisas, enquetes e etc.

Faça testes A/B

Nem sempre uma melhoria no texto, mudança da cor de call-to-action resultará em um aumento estrondoso nos resultados do seu site, por isso é fundamental que na hora que finalizar a sua hipótese e for aplicar as “melhorias”, faça um teste A/B para saber se realmente aquelas mudanças estão gerando efeito nos seus resultados.

 

Caso você tenha dúvida de como realizar todo esse processo, entre em contato que podemos te ajudar. O mais importante é que você não deixe o seu site com baixa performance.

 

Escrito por

Esse é meu laboratório de experiências, onde compartilho conhecimento e ferramentas que aplico nos meus negócios e nas empresas onde presto serviço.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

3 maneiras de ganhar clientes com conteúdo

Guia de marketing digital para pequenas empresas