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3 maneiras de ganhar clientes com conteúdo

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O marketing de conteúdo é uma técnica de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo valioso para atrair, reter visitantes e transformar esses visitantes em clientes. Ele provou ser muito eficaz, pelo menos se você sabe o que está fazendo.

As vantagens do marketing de conteúdo são:

  • É bom para SEO, especialmente para segmentação de palavras-chave de cauda longa.
  • O marketing de conteúdo pode ajudar a atrair links e melhorar a autoridade do seu site nos resultados da pesquisa.
  • O conteúdo pode ser usado como combustível para as mídias sociais (Facebook, Twitter, Instagram, etc), boletins informativos, revistas e outros meios de comunicação.

3 TIPOS DE MARKETING DE CONTEÚDO

O marketing de conteúdo pode ser dividido em três categorias:

  1. Blogs básicos
  2. Formatos de criação
  3. Produtos secundários

Estes três tipos são baseados na quantidade de esforço que requerem e nas recompensas potenciais. Por exemplo: os blogs básicos são fáceis de criar, enquanto os produtos secundários são muito mais difíceis e mais caros. Por outro lado, produtos secundários podem ser muito bem sucedidos, enquanto o mesmo nível de sucesso é mais difícil de conseguir com blogs básicos.

1) BLOGS BÁSICOS

Os blogs simples são o tipo mais básico de marketing de conteúdo. As empresas costumam publicar artigos sobre novos produtos, tendências da indústria e dicas e truques em seu site. Eles compartilham essas informações a fim de atrair visitantes e melhorar a sua consciência top-of-mind.

Este tipo de marketing de conteúdo é fácil de produzir. Contrate um copywriter para escrever o artigo ou qualquer outra pessoas disposta a escrever, formatar, adicionar algumas imagens e revisar. O custo desses artigos é baixo, mas também é um canal poderoso de divulgação.

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2) FORMATOS CRIATIVOS

O segundo tipo de marketing de conteúdo é baseado no primeiro. As palavras são a forma mais simples de divulgar informações. Então, por que não tentar algo um pouco mais criativo? Há outras maneiras de espalhar suas idéias que o ajudam a se destacar da multidão.

Alguns exemplos:

  • Infogragráficos: Infográficos se usados corretamente, com informações relevantes viralizam com mais facilidade.
  • Vídeo: Se uma imagem vale mais que mil palavras, o vídeo vale mil imagens. Atraia novos clientes, exibindo sua experiência em um vídeo. Moz usa esta técnica em sua Whiteboard.
  • Quiz: Adicione alguma interatividade ao seu marketing de conteúdo com um questionário. Há uma abundância de ferramentas que podem ajudá-lo a criar um desses.
  • Entrevistas: Entrevistar uma celebridade em seu campo pode ser uma ótima maneira de obter alguma visibilidade extra para a sua marca.

Este segundo tipo de marketing de conteúdo é tudo sobre a distribuição criativa de informações. Exige um pouco mais de trabalho do que o primeiro tipo, mas as recompensas podem ser muito maiores.

3) PRODUTOS DE ISCA

O tipo mais avançado de marketing de conteúdo são produtos secundários. Como o nome sugere, produtos secundários são novos produtos ou serviços que se expandem e / ou estão ligados aos produtos e serviços originais da empresa.

Estudo de caso: A empresa Take Crew tinha um objetivo de atrair clientes que precisavam de trabalho criativo de alta qualidade. A ideia da empresa era pegar essas pessoas e colocá-las em contato com designers e desenvolvedores freelancers. Por não terem orçamento para marketing, fracassaram rapidamente com seu modelo de negócio.

Então, eles decidiram dar todas as fotos extras que eles criaram para redesenhar seu site… de graça! Eles fizeram isso num domínio chamado unsplash.com. Hoje em dia, unsplash é um dos maiores banco de fotografias grátis. Esse projeto produz 40% dos lucros da Take Crew.

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A técnica por trás do marketing de conteúdo é simples: dar algo valioso, a fim de vender algo relacionado (uma citação de Brian Clark).

Nesse caso que pegamos de exemplo, a fotografia era uma isca muito útil para o público-alvo da Crew. Isso os ajudou a criar reconhecimento de marca e atrair novos clientes.

Há diversas outras empresas que estão usando a estratégia de marketing de conteúdo.

Por exemplo: dmlights, uma loja on-line para iluminação, criou um 3D Homeplanner onde os visitantes podem projetar sua casa de sonho (claro, com luminárias de sua webshop). Ou o que acontece com o Buffer, que criou uma ferramenta chamada Pablo que gera automaticamente imagens para a mídia social?

A criação de valor está no centro dos projetos paralelos. Como o fundador da Crew, Mikael, diz:

É mais provável que você use um bom produto muitas vezes do que ler um bom post no blog muitas vezes. Esta utilidade repetida é o que torna os produtos secundários tão valiosos.

A maioria destes projetos paralelos requerem um pouco de tempo e dinheiro. No entanto, eles podem alcançar resultados surpreendentes quando se trata de reconhecimento de marca e aquisição de clientes.

CONCLUSÃO

  • O marketing de conteúdo é muito mais do que simplesmente publicar artigos.
  • Não coloque todos os seus ovos na mesma cesta – misture diferentes tipos de marketing de conteúdo.
  • Para produtos secundários: tente encontrar um link entre seu produto principal / serviço e outras necessidades que atenda seu público-alvo.

Escrito por

Esse é meu laboratório de experiências, onde compartilho conhecimento e ferramentas que aplico nos meus negócios e nas empresas onde presto serviço.

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