in , ,

O que é criativo no Marketing Digital? O que é e como aplicar com sucesso

O que significa ser criativo no Marketing Digital

Se você trabalha em alguma área do marketing digital, certamente já ouviu falar da palavra “criativo”. Essa expressão já se tornou comum no cotidiano de todos os profissionais que produzem conteúdo digitalmente.

Porém, para os leigos, ouvir alguém dizer: “Preciso criar 10 peças criativas para a minha campanha de lançamento” pode parecer estranho.

Além dos profissionais, existem também aqueles que estão ingressando no mundo digital e têm interesse em entender mais sobre o assunto.

Com o objetivo de esclarecer todas as dúvidas, preparamos este artigo com tudo que você precisa saber sobre criatividade no marketing digital.

O que significa ser criativo no marketing digital?

No marketing digital, ser criativo refere-se à criação de textos, imagens e/ou vídeos que são estrategicamente utilizados para promover uma marca ou vender um produto.

Os elementos criativos desempenham um papel fundamental no sucesso de uma empresa ao vender seus produtos ou serviços pela internet, uma vez que são eles que influenciam as pessoas a tomar decisões, seja concluindo uma compra ou realizando qualquer outra ação de interesse da empresa.

Diversos fatores contribuem para que um elemento criativo se destaque e chame a atenção das pessoas. Para explorar esse tema de forma mais aprofundada, abordaremos esses fatores no próximo tópico.

Dois fatores essenciais para um excelente elemento criativo

xistem muitos fatores que influenciam a excelência de um elemento criativo, mas vamos nos concentrar nos dois principais:

Copywriting: o objetivo do copywriting é persuadir por meio das palavras. Portanto, seu texto precisa atrair a atenção dos potenciais clientes e fazer com que eles parem para “ouvir” o que você tem a dizer.

Leia Também  3 dicas eficazes para espionar seus concorrentes online

Identidade Visual: é importante que o elemento criativo possua uma identidade visual atraente, mesmo que seja um vídeo. Preste atenção na tipografia, nas cores e no cenário do vídeo ou da imagem. Isso também se aplica à página de vendas. Ao criar um anúncio, é necessário desenvolver diferentes elementos criativos para atrair o público frio e converter o público quente. O público frio é composto por pessoas que ainda não conhecem a sua marca, enquanto o público quente é formado por aqueles que já consomem o seu conteúdo e estão mais inclinados a adquirir seus produtos.

Quando bem produzidos, os elementos criativos conseguem captar e reter a atenção das pessoas, levando-as para a próxima etapa. Por exemplo, se você direcionar um potencial cliente para uma página de vendas, tanto o copywriting quanto a identidade visual terão influência.

Portanto, é importante ter cuidado em todas as etapas, inclusive na confiança em relação ao produto que está sendo vendido.

A confiança no seu produto afeta a qualidade dos seus elementos criativos e, caso o usuário conclua a compra, o produto deve estar alinhado com todas as promessas mencionadas no elemento criativo, para que você não perca credibilidade diante das pessoas

Onde os elementos criativos podem ser usados?

Criativo usado pela Boca Rosa para anunciar no Instagram. Nesse caso, ela usou um vídeo e trabalhou um texto na legenda.

Conforme mencionado anteriormente, os elementos criativos podem assumir diferentes formatos:

  • Imagem + texto: o texto pode estar presente na própria imagem, na legenda ou em ambos os casos.
  • Vídeo + texto: nesse caso, a questão do texto segue a mesma regra do formato anterior. No entanto, é importante destacar que, ao criar o texto/roteiro do seu vídeo, é necessário se preocupar com o que você irá dizer, especialmente com a frase inicial.
  • Vídeo ou imagem: quando criados individualmente, é essencial preparar o seu copy de forma convincente para que, durante a reprodução do vídeo ou a breve visualização da imagem, seus potenciais compradores sejam persuadidos a realizar a ação desejada. Esses modelos de elementos criativos podem ser utilizados em anúncios em diferentes redes sociais, no feed e nos stories do Instagram/Facebook, no Pinterest, no TikTok e em qualquer outra mídia social. Em cada plataforma, é necessário alinhar a estratégia de acordo com o público que você encontrará. Por exemplo, no Instagram, é possível construir uma comunidade, enquanto no TikTok o público é mais diversificado. Essas diferenças entre as plataformas influenciam diretamente na estrutura do seu elemento criativo.
Leia Também  Storytelling, que porra é essa? Como posso usar? Quero exemplo!

Como estruturar bem um elemento criativo?

Como o próprio nome sugere, a palavra “criativo” está diretamente ligada à “criatividade”.

Faça o básico com excelência.

Não é necessário pensar em algo mirabolante. No entanto, é importante explorar a criatividade ao elaborar seus elementos criativos. Analise os elementos criativos dos seus concorrentes e coloque-se no lugar do seu público-alvo.

Pergunte a si mesmo: “Eu interromperia o que estou fazendo para ver esse anúncio?”. Depois de analisar isso, verifique se tudo está de acordo com o que você deseja e, se estiver, vá em frente e valide sua ideia.

Se as pessoas comprarem sua ideia, ótimo! Caso contrário, identifique onde pode ter ocorrido um erro, faça as alterações necessárias e teste novamente.

Para estimular sua criatividade, crie o hábito da leitura, pois isso permitirá que você obtenha insights dos livros que lê. Além disso, conhecer seu público-alvo ajudará na escolha certeira do seu elemento criativo.

Conclusão

Todas as pessoas que atuam no ambiente digital e utilizam a internet e as redes sociais para promover suas marcas precisam se preocupar com elementos criativos de qualidade. Seja na estrutura de anúncios ou no conteúdo orgânico do Instagram, a estratégia na elaboração dos elementos criativos é fundamental para manter a atenção das pessoas e, principalmente, levá-las a realizar a ação desejada.

Gostou deste artigo? Se sim, siga nosso blog para receber em primeira mão os conteúdos assim que forem publicados. Além disso, acompanhe nossas redes sociais. Será um prazer fazer parte do seu sucesso.

Escrito por

Esse é meu laboratório de experiências, onde compartilho conhecimento e ferramentas que aplico nos meus negócios e nas empresas onde presto serviço.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

Crie um avatar de imagem AI que fala rapidamente usando ferramentas IA gratuitas

Como criar avatar com ferramentas gratuitas p/ dar vida às suas falas

Photoshop Download Grátis 2023 – Ativado e SEM vírus