in

Storytelling, que porra é essa? Como posso usar? Quero exemplo!

storytelling-e-commerce

Antigamente, o varejista só focava em montar bons anúncios e fazer com que esses anúncios fosse visto pela maior quantidade de pessoas possível.

Isso era o suficiente. Só que os tempos mudaram…

Com o avanço da Internet e excesso de informação, o público criou resistência e ficou imune a esses anúncios. Afinal, somos bombardeados com os mais variados tipos de anúncios e propaganda todos os dias.

Agora pra se obter destaque, é preciso inovar e ser criativo para fazer diferente dos demais.

Uma estratégia que tem ganhado cada vez mais força no mercado e tem sido adotada pelos grandes players do mercado é o Storytelling.

O que é Storytelling?

É a união de vários elementos para formar uma história envolvente.

Afinal, quem resiste a uma boa história?

Com o passar do tempo as empresas descobriram que para realizar vendas precisam primeiro se conectar mais profundamente com seus clientes. A melhor maneira de criar essa conexão é através de boas histórias que despertem emoção nas pessoas.

Acontece que para contar uma história que emociona e cria conexão, é necessário saber usar todos os elementos possíveis de maneira inteligente e estruturada.

Como estruturar seu Storytelling

Comece pelos sintomas. A primeira coisa é descobrir o problema e sintomas do seu público alvo.

O roteiro vai começar a ser criado a partir desse problema. Você vai compartilhar os sintomas desse problema e irá gerar uma identificação com as pessoas que assistirem essa sua história.

No momento seguinte, é preciso falar sobre a solução desse problema. Sobre qual é o conjunto de soluções para resolver aquele problema.

No último momento, você deve contar como é depois de usar essa solução.

Leia Também  Fazendo marketing de uma maneira diferente

Vamos repassar o roteiro:

  1. Identificação do problema e sintomas
  2. Solução do problema
  3. Vida pós solução implementada

Essa última parte é fundamental descrever sobre como foi a transformação na vida das pessoas depois de aplicarem a solução proposta.

Isso é a história que as pessoas querem ouvir.

Se eu anuncio um produto e falo: use porque ele é muito bom e tem ótimo preço.

Sou suspeito pra falar sobre isso. Não é mesmo?

Agora, experimente compartilhar histórias das transformações geradas com o uso do meu produto. Principalmente, histórias compartilhadas por outras pessoas que usaram.

O cenário fica bem mais interessante. Passa muito mais credibilidade.

Storytelling e exemplos de aplicação

Home pages cheias de produtos e promoções não são a melhor forma de atrair o visitante, na verdade podem desmotivá-lo a comprar em sua loja. Em vez disso, invista em uma narrativa única sobre seu produto ou a marca como um todo, que conte uma história simples, atraente e emocionante.

Junto a utilização eficaz do storytelling é preciso conciliar o design criativo. Os elementos visuais do site e a interface devem incentivar a interação do leitor. Crie uma mensagem que se alinhe a todos os outros artifícios da página e vice-versa.

storytelling-exemplos

Conclusão

Se você deseja entregar conteúdo de valor pra sua audiência e fazer com que ela fique dentro dessa comunidade que você quer criar, uma das melhores maneiras é contar as histórias das pessoas que fazem parte dessa comunidade.

Ao invés de falar que você é bom ou seu produto é bom, deixe que essas pessoas falem dos resultados. Quando as pessoas que usam sua solução contam as experiências delas com essa solução, gera um recurso de marketing poderoso.

Leia Também  Hotel em Ibiza traz tecnologia RFID integrada com o Facebook

São histórias de verdades com pessoas de verdades, criando conexão de verdade.

Escrito por

Esse é meu laboratório de experiências, onde compartilho conhecimento e ferramentas que aplico nos meus negócios e nas empresas onde presto serviço.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

Conteúdo Viral no Facebook

Como descobrir anúncios que bombam e conteúdo viral no Facebook

Google oferece 14 cursos online gratuitos com certificação