in ,

Vídeo – Ciência da Motivação


Vou disponibilizar um vídeo muito interessante sobre uma palestra do TED. É sobre uma das lições mais ignoradas pela ciência social, que incentivos tradicionais em um ambiente criativo pode diminuir o desempenho e, geralmente, soluções criativas.


INFORMAÇÕES SOBRE A TED

Para quem ainda não conhece, a TED surgiu em 1984 como uma conferência anual. Inicialmente ela acontecia na Califórnia – não poderia ser em outro lugar – e já teve entre seus palestrantes Bill Clinton, Paul Simon, Bill Gates, Bono Vox, Al Gore, Michelle Obama, Philippe Starck, Larry Page e Sergei Brin (Google) e muitas outras personalidades famosas. Mesmo contando com mil lugares na platéia, as inscrições esgotam-se um ano antes. No site do evento você encontra por volta de 500 palestras que já foram acessadas por mais de 50 milhões de pessoas de 150 países diferentes.



INFORMAÇÕES SOBRE O PALESTRANTE

O palestrante do vídeo se chama Dan Pink, autor de vários livros sobre o mundo do trabalho em mutação, editor para Wired e ex-escritor de discursos para Al Gore.
Dan acrescenta uma aplicação prática para o negócio.


CONCEITO DO ESTÍMULO MOTIVACIONAL

Me identifiquei com as idéias de Dan, como desenvolvedor web. O pensamento criativo é essencial, dado que estamos no negócio de desenvolvimento de soluções para os nossos clientes a cada dia.
Dan usa como referência o “problema da vela” que é algo que estamos constantemente a nos deparar. Não importa se você é um designer, engenheiro de software, analista de negócios ou gerente de projeto, você tem que pensar “fora da caixa” para ser bem sucedido.

Por que aplicar metodologias tradicionais? Essas metodologias são funcionais para tarefas simples. No entanto, quando você aplica essa mentalidade onde a solução não é óbvia, o foco bem definido, geralmente bloqueia a criatividade.

Para motivar o pensamento criativo, Dan usa de 3 áreas fundamentais:

– Autonomia, a vontade de dirigir nossas próprias vidas
– Maestria, o desejo de obter a melhor coisa que importa
– Efeito, o desejo de fazer algo maior que nós

A idéia é dar às pessoas responsabilidades para se entregarem por algo com a finalidade bem maior.


APLICAÇÃO PRÁTICA DA TEORIA DE DAN

Você pode ver isso o tempo todo.
Um exemplo clássico é o famoso 20% do Google. Onde os funcionários são liberados das limitações tradicionais e podem pensar livremente para avançar com os trabalhos e se inspirarem para criar algo alinhado e inovador.

Para obter os melhores resultados na sua equipe, seu projeto ou negócio, é importante estabelecer as bases motivacionais.
Promova um ambiente onde a responsabilidade é atribuída e recompensada.

Meu nome é Diogo Barreto e agredeço por visitar o T.I TEC Blog, onde encontrará táticas úteis de SEO, dicas e estratégias para alcançar rankings com o uso de search engine optimization. Além do material de Webdesign.

Leia Também  Marketing Trends: As Principais Tendências de Marketing para 2024 que Você Precisa Conhecer

Escrito por

Esse é meu laboratório de experiências, onde compartilho conhecimento e ferramentas que aplico nos meus negócios e nas empresas onde presto serviço.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

Como aumentar o número de clientes – técnicas avançadas