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7 maneiras de obter novas ideias dos clientes

Muitas vezes durante o processe de empreendedorismo estagnamos sem saber pra onde ir ou como buscar ideias que tragam evolução para nosso negócio.

Pensando nisso busquei 7 maneiras poderosas de quebrar essa barreira e extrair o potencial máximo de seus clientes.

As técnicas apresentadas a seguir são baseadas nos meus estudos de marketing de crescimento, de Philip e Milton Kotler, duas feras no mundo do marketing.

Observe como os clientes estão usando seus produtos

Os vendedores e pesquisadores de mercado da empresa de equipamentos médicos Medtronic observam cirurgiões que usam seus produtos e os dos seus concorrentes como fonte de ideias para melhoria contínua.

Pergunte aos clientes sobre problemas que estejam enfrentando com seus produtos

Ao reconhecer que os consumidores se aborreciam com a embalagem convencional de batatas fritas, em sacos laminados, que permitem a fragmentação do conteúdo durante o manuseio e dificultam a conservação depois de abertos, a P&G projetou a Pringles, batatas fritas de tamanho uniforme, acondicionadas em embalagens rígidas, semelhantes às de bolas de tênis, que dificultam a fragmentação e facilitam a conservação, mesmo depois de abertas.

Pergunte aos clientes sobre os produtos de seus sonhos

Pergunte de forma direta o que eles esperam realmente dos produtos – e reflita sobre as respostas, mesmo que a ideia pareça impossível. Um usuário com mais de 70 anos disse à Minolta que gostaria que a câmera fizesse as pessoas parecerem mais jovens, ocultando rugas e outros sinais de envelhecimento. Em resposta, a empresa produziu câmeras com duas lentes – uma delas para gerar imagens mais favoráveis a indivíduos mais velhos.

Reúna um conselho de clientes engajados para comentar ideias

A Levi Strauss recorre a grupo de jovens para discutir estilos de vida, hábitos, valores e lealdade à marca, enquanto a Cisco dirige fóruns de clientes para melhorar suas ofertas.

Leia Também  Por que as empresas precisam estar nas redes sociais?

Explore sites da Internet como fonte de novas ideias

As empresas podem usar sites de busca especializados, como Technorati e Daypop, para descobrir blogs e postagens relevantes para seus negócios. Existem vários sites que exploram um espaço específico para os clientes interagirem com a marca.

Forme uma comunidade de entusiastas da marca para discutir produtos

A Sony promove diálogos colaborativos com os consumidores para desenvolver seus Playstation´s.

Estimule ou desafie seus clientes a mudar ou melhorar seus produtos

Realize promoções para seus clientes se sentirem estimulados a participarem. Se você é uma pequena empresa, ter esse engajamento é difícil. Porém, foque na solução e não na dificuldade.

Ofereça prêmios dentro da sua realidade e pode ter certeza que eles começarão a interagir.

Escrito por

Esse é meu laboratório de experiências, onde compartilho conhecimento e ferramentas que aplico nos meus negócios e nas empresas onde presto serviço.

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