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Erros mais graves do marketing digital e como evitá-los

As ações de marketing são fundamentais para qualquer empresa, independentemente do tamanho ou do segmento. Uma empresa comercialmente ativa, que cresce consistentemente, batendo suas metas de vendas, tem um planejamento bem definido de marketing voltado pra Internet.

Investir em marketing digital é aumentar o conhecimento da marca, atrair novos consumidores e construir bons relacionamentos, além de gerar vendas, agrega valor à empresa.

Por isso, confira a lista dos piores erros cometidos no marketing digital e como evitá-los!

1. Não se fazer presente na hora certa

Você sabe, pois, também faz assim: quando precisa pesquisar algo, abre o Google e faz sua busca. Seja o que for, o Google já está integrado a sua jornada e quem não é encontrado, não é relevante. Simples assim!

Se você pretende ocupar uma posição de liderança no seu mercado, deve obrigatoriamente ser encontrado no Google para as pesquisas realizadas por potenciais clientes.

Mas esse erro não está relacionado unicamente ao Google. Ao andar na Internet, os dados fornecidos pelo comportamento do potencial cliente vão sugerindo suas intenções para veículos de mídia. Em uma explicação menos técnica, isso significa que você poderá anunciar em redes sociais, uma vez que o Instagram e Facebook, aparecendo para as pessoas que precisam de você agora.

Exemplo de anúncio no Instagram Exemplo de anúncio no Instagram

Portanto, de um lado, você aparece para quem buscou de forma passiva (Google), no outro você aparece proativamente (redes sociais), alcançando maior potencial de mercado.

2. Não investir em SEO

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) visam colocar as páginas da empresa em destaque na procura orgânica do Google e demais buscadores. Elas são importantes porque quanto melhor posicionadas estiverem as páginas, mais cliques elas recebem e, portanto, mais visitantes poderão se tornar clientes.

Se você não utiliza essas técnicas, perde muito e não tem nem teoria do quanto! Segundo dados do Advanced Web Ranking, o primeiro lugar da procura orgânica recebe aproximadamente 28% dos cliques, enquanto a segunda posição concentra 18% e a terceira 11%. Ou seja, se você não utilizar SEO, seu site não aparecerá nas melhores posições e, consequentemente, perde uma parcela muito grande dos negócios ocorrendo no seu segmento.

Esse é o motivo racional, mas há um motivo emocionalmente relevante na tomada de decisão do cliente: em função de um fenômeno batizado de efeito HALO, muitas pessoas percebem a empresa posicionada em 1º lugar no Google uma vez que a melhor opção de compra e/ou a líder do seu mercado.

Se você ainda não vivenciou na prática resultados uma vez que esse, pois nunca conquistou o tão sonhado topo, é incrível o resultado em vendas proporcionado pela posição número 1.

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Nesse caso, te indico dois estudos de caso, exatamente sobre isso:

Uma vez que o topo do Google aumentou 1783% as vendas da Famiglia Valduga

De 0 a 90000 visitas por mês: conquistando o topo do Google

3. Não anunciar

Você ainda não tem o alcance orgânico necessário para espancar as suas metas de propagação? Paciência, vai diminuir as metas? Não!

Anúncios pagos são a forma mais rápida de atrair audiência.

Mas fique esperto para não se iludir pela mídia paga, queimando verba e pontes!

4. Ser completamente dependente de mídia paga

“Nunca coloque todos os ovos na mesma cesta”

Você sabia que as mesmas estratégias de marketing e vendas, que funcionaram antigamente, não estão funcionando neste? E que isso vem se repetindo de 2019 para 2020, de 2020 para 2021, de 21 para 22 e assim continuará sendo?

Sim, é verdade! E existe uma explicação! A resposta é simples: houve um aumento de 47% no investimento de Aquisição de Clientes. Isso significa que empresas que investiam R$ 10.000 em anúncios faziam muro de 100 vendas. Hoje, com esse mesmo investimento, fariam unicamente 68. É preocupante! Não acha?

Se a sua empresa também sentiu essa queda e não atingiu as metas, você não está sozinho! Para manter (e aumentar) as vendas, ou você aumenta proporcionalmente o seu investimento, ou otimiza suas estratégias.

SEO reduz o Custo de Aquisição de Clientes, aumenta reputação da marca, diminui ciclo de vendas, tendo em vista que atende de forma passiva a demanda existente e proativa (que pesquisa por solução).

5. Ser raso

Seria muito mais fácil se a vida do marqueteiro fosse só gerar anúncios comercialmente diretos? Sim, mas a vida real não é assim.

Anúncios no Marketing Digital

Ninguém gosta de anúncios: essa é a verdade nua e crua. Nem quem vive disso, gosta deles quando está do lado do consumidor.

As pessoas passam diariamente muito tempo na Internet, mas não é devido aos anúncios, mas sim por teorentretenimento e relacionamento.

Anúncios são essenciais, mas devem ser um meio de aproximação e não a cereja do bolo de uma estratégia que entende do comportamento e dos desejos dos consumidores.

6. Não produzir material

Não compreender o valor da produção de conteúdos é um enorme erro.

O noção de Marketing de Conteúdo já não é tão novo assim. Há anos, empresas escrevem artigos, lançam revistas e produzem vídeos para educar o mercado, lucrar visibilidade, domínio e a preferência do consumidor. Na era digital em que vivemos, essa dinâmica ganhou novas proporções, principalmente devido ao aumento no uso da Internet e a facilidade de pesquisar informações pelo smartphone, o que mudou muito a jornada do consumidor.

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Você já ouviu proferir que, se uma empresa não está na internet, é por que ela não existe? Há uma certa verdade por trás dessa certeza. Você concorda? Se as pessoas costumam buscar por informações, produtos, serviços e marcas na rede e só encontram páginas de concorrentes, dificilmente insistirão nessa procura por muito mais tempo. Para evitar essa situação, muitas companhias criam um site e perfis nas principais redes sociais — o que é magnífico.

No entanto, em termos relativos, são poucas as vezes em que o consumidor pesquisa pelo nome de uma empresa em buscadores uma vez que o Google. É mais generalidade que ele busque por informações sobre problemas, curiosidades e soluções que esteja precisando. É por esse motivo que o Marketing de Teor é tão importante: atrair internautas nas fases iniciais da sua jornada de compra e se relacionar com eles garante mais chances de fechar uma venda no médio e longo prazo.

7. Produzir qualquer merd#

Não adianta gerar conteúdo, e não saber vender… O público está cada vez mais refinado e não cai em qualquer postagem.

Esse é um ponto importantíssimo: ele aumenta o conhecimento do cliente sobre o resultado ou serviço que ele visa comprar, mas esse não deveria ser o seu objetivo! O seu teor não deve gerar libido no que você vende, mas em quem está vendendo: a sua empresa!

O objeitivo é agregar valor à marca, demonstrando seu posicionamento, conhecimento, capacidade para atender as demandas e colocando a empresa uma vez que a preferida do potencial cliente.

8. Não se relacionar com o mercado

Observar o comportamento do consumidor através das redes sociais pode ser um grande diferencial para seu negócio.

Por isso são tão importantes para aumentar o conhecimento das marcas, se aproximando e se relacionando com o seu mercado.

Entretanto, se você não atualiza as redes, postando novos conteúdos, interagindo com o público e estando presente, você não conquistará bons resultados.

9. Desprezar ou substimar o e-mail marketing

Você acredita que o e-mail morreu?! Sim? Não cai nnessa!

Ao contrário do que muitos gurus “previram”, o E-mail Marketing continua sendo uma das potências do Marketing Digital! ?

Já reparou que os grandes players do mercado continuam usando bastante email marketing? É porque funciona!

E-mail Marketing: o canal particular e exclusivo para falar direto com sua audiência.

10. Não ter um site

Não ter um website parra centralizar seu canal de comunicação torna seu modelo de negócio extremamente amador.

11. Ter um website desatualizado

Do que adianta fogos de artifício, anúncios, conteúdos, ações e mais ações de marketing, se o público chega no seu “terreno” e ela está tudo desorganizado, com informações defasadas? Isso não passa credibilidade.

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O site deve ser coração das ações de marketing do negócio e ele deve estar otimizado para que potenciais clientes caminhem no seu funil de vendas.

Dica: Gere leads através do seu site.

12. Não analisar e mensurar os resultados

Não importa a estratégia: se você não a mensura, não tem dados suficientes para embasar as decisões! Com isso, as estratégias podem não gerar os resultados esperados, pois serão embasadas em achismos e crenças.

Para não cometer essa omissão nas ações de marketing, faça seu planejamento, identificando os principais indicadores de desempenho e mantenha os índices sempre monitorados.

Esse trabalho, além de aumentar a eficiência dos investimentos, possibilita identificar tendências de marketing com maior rapidez.

13. Amadorismo

Muitas empresas usam seus canais de forma isoladas, sem uma conexão coerente e planejada.

O resultado disso? Muito esforço, pouco resultado – tempo perdido, vendas com com baixa lucrativadade).

O problema é a sua adoção, sem a transparência de uma vez que usá-lo para transformar audiência em clientes.

Nessa parte que a metodologia Inbound Marketing entra, conectando todos os pontos: atraindo potenciais clientes e conduzindo-os em sua jornada de compra.

Não usar uma metodologia clara e eficiente torna seu marketing de conteúdo uma fracasso.

14. Outbound sem Inbound não funciona

Marca desconhecida é completamente ignorada: não ganha atenção, não é atendida, não é respondida…

15. Não planejar seu marketing de conteúdo

Com certeza você já ouviu falar naquela velha história:

  • Apertar parafuso: R$ 1,00
  • Saber qual parafuso apertar: R$ 999,00
  • Orçamento : R$ 1.000,00

Uma vez que você sabe, ações de marketing e vendas que funcionam, e geram resultados expressivos, não costumam suceder sem que haja um bom planejamento.

E você não vai permanecer contando com a sorte para gerar resultados para a sua empresa, não é mesmo?

Para aprimorar o seu planejamento, siga o nosso passo a passo:

16. Trabalhar com uma equipe sem qualificação

Não dependa de profissionais amadores para produzir seu conteúdo. Lembre-se o que falei acima, não gere conteúdo só por gerar.
Entenda o que seu público consumidor anseia.

Gere conteúdo informativo sobre as principais dúvidas sobre seus produtos ou serviços. Escreva sobre curiosidades interessantes, planeje suas ações e se pergunte se você gostaria de consumir aquilo?!

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