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Sobre empreendedores de palco, gurus e algumas verdades inconvenientes

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Pensei muito em não escrever nada a respeito. Mas vamos lá, quero compartilhar um pouco da do que penso sobre essa nova onda de de empreendedores de palco. Tá bom, já sei que você não pediu minha opinião. Mas vou escrever mesmo assim. Vai que consigo iluminar a cabeça de alguém, ou pelo menos alertar sobre possíveis furadas.

Como trabalho com marketing digital há anos e sempre consumo muito conteúdo a respeito, acabo sendo impactado o tempo todo com anúncios de cursos milagrosos e as mais diversas fórmulas do sucesso.

Brother, uma coisa que aprendi ao longo dos meus anos de experiência com marketing digital, é que NADA VEM FÁCIL OU INSTANTANEAMENTE. Fato!

Isso leva muito estudo, prática e principalmente, testes. Uma coisa que funciona pro meu negócio pode não funcionar no seu. Não existe um padrão ou fórmula do sucesso absoluto.

O que alguns empreendedores de palco fazem é um marketing irresponsável, apelativo e barato que atinge pessoas desesperadas. Quer um exemplo? Já notou que aquelas revistinhas de fofoca e emagrecimento como vendem? E a pobreza do seu conteúdo? É bem por aí!

Continua lendo esse texto, que vou desmistificar a glamourização do empreendedor digital.

Existem diversos meios de se ganhar dinheiro na Internet. Sim, existe!

  • Você pode vender produtos dos outros como afiliados.
  • Você pode ter seu produto e vendê-lo. Esse produto pode ser digital ou físico.
  • Você pode ter um blog ou site e vender mídia, publicidade ou seus serviços.

Você pode fazer isso tudo. O que funciona?

Todos. Mas a questão é que não é tão fácil assim.

Afiliados você precisa estar numa boa rede, ser visto como autoridade e isso leva tempo.

Não é porque você aprendeu a criar um anúncio no Facebook Ads com gatilhos e técnicas “matadoras” que vai conseguir sair vendendo produtos por aí.

O mesmo vale pros outros.

Você pode ganhar dinheiro com Adsense ou publicidade. Mas ai seu site tem que ter visita pra caralho! Ou pelo menos, ter uma boa quantidade de tráfego e ter um puta engajamento com seu público.

Repito. Tudo isso leva tempo até o público criar essa percepção do seu negócio.

O caminho mais curto que conheço é se dedicar muito em conhecer o seu público alvo e oferecer exatamente o que ele precisa. Tô ligado que soa clichê. Mas a dificuldade está justamente aí.

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Veja bem, não quero cortar a onda da galera que quer se aventurar nesse segmento. A Internet pode render bastante lucro, de forma automatizada e escalável. Só que temos que nos preparar pra isso com consciência.

Isso requer muito trabalho e planejamento.

Desde que começou essa onda de lançamentos, assinei o conteúdo da maioria dos grandes “gurus” e “referências”. Até pra ver se extraia algo de bom que eu pudesse de fato, aproveitar nos meus negócios.

Como tenho familiaridade com diversos recursos e ferramentas, parti do princípio que conseguiria reproduzir todas as técnicas usadas por eles.

Não vi avanço significativo em nenhum dos meus testes.

Beleza, vai ver o não funcionou porque não comprei o curso e tinha algo que eu não sabia. Vai ver eu tenho que comprar o curso pra conhecer a mágica por trás de todo esse sucesso… Pensei!

Vou correr atrás de me aprofundar nesses conteúdos “milagrosos”.

A vantagem de ser persistente e ter os amigos certos é que isso te rende acesso a diversas informações privilegiadas. Foi assim que conheci a grande maioria desses cursos.

Dos populares até os dos “gurus” mais famosos. Bro, me surpreendi com tudo que vi. Negativamente!

Como diria nosso amigos Chaves: “Suspeitei desde o princípio!”.

A maioria esmagadora são cursos feitos com materiais que você encontra facilmente disponíveis aí pela net. Os caras só dão um jeito de organizar de forma que dê pra usar de modo bem básico os recursos e ferramentas.

Mas nessa hora você pode estar se perguntando… Como eles vendem e tem tanto sucesso?

Não vou desmerecer totalmente algumas técnicas e sequências de vendas, quando bem utilizadas em conjunto com um bom conteúdo.

A metodologia, tal como: disparos e anúncios persuasivos, iscas, gatilhos e sequências de e-mail bem planejadas dão muito certo. Se não desse, os cursos não venderiam tanto.

Só que o que quero chamar sua atenção, é no fato de que se você não tiver um produto, serviço bom e um mercado muito bem definido

Tudo vai por água baixo!

A grande dificuldade da Internet hoje está em vencer essas barreiras que citei acima.

É importante aprender sobre gatilhos, email marketing, utilizar as ferramentas certas, cópia de vendas persuasivas, etc? SIM!

Mas a boa é ter sempre em mente onde buscar essas informações. Muito do material que tive acesso sobre os cursos vendidos por afiliados é fraco e tem a disposição de graça pela Internet. Só ter paciência e saber procurar.

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Minha sugestão pra quem deseja subir de nível nessa área é buscar qualificação através de profissionais sérios. Ainda temos bastante por aí que geram um conteúdo de qualidade. Mas a quantidade de caozeiros é bem superior. É bom ficar esperto(a)!

Tem muita gente vendendo ilusão.

Por trás dos grupos e mastermind´s

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O estilo marketing multinível de funcionar…

Quanto você tem pra perder? Qual sua influência social? Qual o potencial do seu negócio? O quão bom você é e está disposto pra entrar no grupinho seleto da panelinha?

Caso eles vejam potencial em você, vão divulgar o seu negócio e gastar uma grana pra fazer com que dê retorno. Isso envolve alguns benefícios, como conseguir depoimentos e pessoas da rede deles dispostas e revender o seu produto.

Repare que somente os figurões das panelinhas que se destacam e conseguem vendas absurdas. Sempre tem um produto da vez que a patotinha divulga.

Tudo pra parecer que você tem autoridade e te dar prova social.

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E todos nós sabemos o quão eficiente é a aprovação social. Todos buscamos isso o tempo todo!

Se a pessoa tem muita referência a galera associa como uma coisa boa. Isso dá credibilidade e autoridade. A parada funciona desse jeito.

Caso você comprou o curso pra mudar sua vida. É um pequeno investidor… O máximo que vão fazer por você é te enfiar mindset e fazer tu acreditar que a culpa é sua. Menos do produto de merda deles.

Eu sei que toda generalização é burra e não devemos fazer isso. Porém, é muito pouca coisa que dá pra salvar dessa lama toda.

Eu revirei tudo de coração aberto. Doido pra encontrar nem que seja uma dica mais avançada ou sacada que nunca havia pensado ainda.

Como já disse milhares de vezes aqui no Blog, sou um cara que testo muita coisa. Por isso mesmo, quando me deparei com essa onda de fórmulas, gatilhos e vida fácil a partir da Internet, que ver qual era da situação, de verdade. Pesquisei, me informei com pessoas e como disse acima, tive acesso privilegiado aos mais diversos cursos.

O perfil das palestras que rolam são pessoas mais velhas ou funcionários públicos que estão dispostos a perder uma grana em troca de ilusão.

Então, só pra marcar, só pra marcar…

Quer ganhar dinheiro na Internet? Invista em conteúdo de qualidade.

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Aí sim os resultados fluem mais rapidamente. Se esse conteúdo de qualidade atingir uma galera bem específica e que carece dessa informação são mais pontos rumo ao sucesso.

Se você tem ferramentas pra divulgar e integrar esse seu conteúdo, aliado a um bom design, com uma pitada de otimização e construção de links e parcerias. Sâo muito mais pontos pro seu jogo.

O poder da Internet se resume em conseguir adquirir tráfego e audiência qualificada.

Tem várias áreas promissoras e bacanas pra se investir na Internet. O problema é que tem cada vez mais concorrência a grande maioria delas. Pra você ser visto como uma referência tem que se destacar pela qualidade e não pela técnica de caozada matadora.

Dica bolada: estude materiais gringos. Tem muita coisa de extrema qualidade lá fora e de graça. Não sabe inglês? Google translator nos artigos! Dá pra entender 80% pelo menos de tudo com coerência.

Infelizmente informação aqui no brasil, em sua grande maioria, é mais do mesmo. E o que tem de mais qualidade é tradução de material lá de fora. Onde muitas vezes a galera cobra pra repassar.

A missão aqui desse humilde blog é passar algumas visões, técnicas e ferramentas pra te ajudar nesse processo.

Deixo um questionamento levantado pelo Ícaro de Carvalho no Facebook dele:

Será que vocês nunca pararam para pensar que é materialmente suspeito que esses gênios do marketing digital, dos sete dígitos em sete dias, do negócio perfeito a partir do zero, ainda que você nunca tenha ligado um computador, passem a vida inteira entupidos de mentorias, eventos e webinários?

Digo, capazes de fazer isso, como é que eles não pegam a conta de um banco? Ou começam a trabalhar na comunicação de grandes marcas varejistas, como consultores? Teriam a mesmíssima independência, mas receberiam alguns milhões a mais; e isso com um único cliente.

Vocês não acham estranho que os maiores “ícones” da internet sejam justamente aqueles que passam o ano todo vendendo promessas aos pobres, em troca de suas motos e das economias de um semestre inteiro de trabalho?

Tem alguma dúvida? Só colar aí nos comentários que vou tentar ajudar ou te recomendar alguém que possa, pelo menos.

Vamos que vamos, cambada.

Até a próxima!

Escrito por

Esse é meu laboratório de experiências, onde compartilho conhecimento e ferramentas que aplico nos meus negócios e nas empresas onde presto serviço.

Comentários

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5 Comments

  1. Obrigado pelo comentário.
    Como eu disse, eles ganham pela prova social e vendem ilusão. Se assemelha muito com os esquemas de pirâmide. Não tem muito mistério. Sugiro procurar entrar em grupos de WhatsApp sobre marketing digital, estudar SEO black hat, tirar suas dúvidas com a galera que põe a mão da massa de verdade. Aliás, nesses grupos mesmo você vai acabar tendo acesso a vários desses cursos vendidos por eles e vai poder constatar você mesmo que é tudo informação básica que você pode encontrar por ai na Internet. No máximo uma ou outra sacada que eles pegam lá de fora, mas demais tb. Obrigado pela visita!

  2. Verdade, Fabiana. Esse post foi mais um desabafo do que tenho visto. Isso tá manchando a imagem no mercado.

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