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5 dicas extremamente eficientes de marketing digital para pequenas empresas

5 dicas extremamente eficientes de marketing digital para pequenas empresas

5 dicas extremamente eficientes de marketing digital para pequenas empresas

O mundo digital tá foda! Sim, tá foda.

Cada vez mais lotado e caótico. As postagens já não tem o mesmo alcance de antes. Pra piorar, o público está com menos paciência e tempo pra absorver as informações, devido ao excesso de conteúdo onde são impactados de todos os lados.

Mas não adianta choramingar, e sim trabalhar pra buscar soluções resolutivas. Existem algumas boas práticas pra melhorar o posicionamento do seu negócio na Internet, táticas pra usar e se comunicar de forma mais eficiente.

Quero compartilhar algumas dicas que tenho usado e se mostrado bem eficientes. Leia o post com atenção até o final! 😉

Usar o Mix de Plataformas Digitais

Esse é meio óbvio. Não adianta se concentrar em um só canal de comunicação digital, por exemplo, só o Facebook.

Houve um tempo que eu achava que o Facebook era realmente a salvação para os pequenos negócios. Que não precisaríamos mais de nenhum outro.

Até que veio a porrada da nova atualização!

Essa nova atualização restringiu absurdamente o alcance das postagens pra menos de 2%.

É aquela velha história:

“Construir casa no terreno dos outros nunca é uma boa ideia.”

Percebe a importância de aumentar sua presença online?

É legal ficar atento as redes sociais da vez para entender onde seu público passa a maior parte do tempo.

Usar o Instagram

O instagram por exemplo, já é realidade aqui no Brasil. Cada vez mais popular! O alcance está ainda melhor do que o Facebook.

Como é uma rede social focada em fotos e vídeos curtos pode ser muito bem explorada para exposição de produtos.

O marketing no instagram é um dos canais mais explorados no segmento da moda, pelos seus resultados satisfatórios.

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Usar o WhatsApp para atendimento ao consumidor

Você usa WhatsApp no atendimento do seu negócio? Por que não?

Aposto que você se comunica com amigos e familiares o tempo inteiro por ele. Tô mentindo?

O WhatsApp tem se mostrado muito eficiente como aliado nas vendas da minha loja virtual.

Através dessa ferramenta de comunicação instantânea, consigo atender os meus clientes em tempo real e de quebra, crio uma certa informalidade e humanização da minha loja.

É demais e rende muitos frutos!

A pessoa do outro lado se sente mais confortável e principalmente, mais segura de comprar comigo.

Usar o Snapchat

Ainda tem o tal do Snapchat. Esse confesso que ainda não aderi, mas tenho estudado muito sobre ele. Já identifiquei que os vídeos são o futuro e que a juventude se faz presente no mini chat em peso.

Temos que abrir as possibilidades e andar de acordo com o mercado. Não tem jeito.

Usar o Email Marketing

Além desses canais de comunicação já citados, temos o velho e bom e-mail, com estudos comprovados de alta conversão.

Eu era muito descrente com o email marketing. Até entender que email marketing depende diretamente de relacionamento.

Não adianta só cuspir conteúdo e esperar sentado que os clientes consumam. Dependendo do email, muita gente vai até ignorar.

Email marketing é um processo constante de entender a linguagem do seu público e conseguir se comunicar com ele.

Como utilizar o e-mail marketing a favor do seu negócio

  • Crie uma conta do MailChimp (é o gerenciador que eu uso).
    A vantagem dele é que pode ser usado gratuitamente desde que sua lista de e-mail´s tenha até 2 mil pessoas.
  • Segue um vídeo prático que ensina passo a passo como configurar sua primeira campanha de email marketing.

    O vídeo tá em inglês, mas é bem intuitivo. Não precisa nem ouvir o áudio. Mas se quiser e não manjar de inglês, sugiro ativar a legenda.
  • Agora que você já aprendeu a configurar sua campanha de email marketing, integre ele com seu site e corra pro abraço.
  • Em caso de usar WordPress, baixe e instale o Plugin Mailchimp Wp.
  • Depois disse, posicione o formulário de captura de e-mail em pontos estratégicos no site: cabeçalho, laterais e finais de postagens e conteúdo.
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Blog, o seu canal de conteúdo

Agora vamos começar a abordar o blog. Que é um dos canais mais eficientes pra disponibilizar conteúdo de qualidade para seu público ou leitores.

É nele que ficarão os artigos, vídeos e imagens relacionadas ao conteúdo que tenha a ver com seu negócio.

Mas veja vem, o blog tem que ser assimilado como fonte de conteúdo que gere valor pro seu cliente.

Não adiantar sair postando somente sobre como seus produtos ou serviços são diferenciados.

Isso não funciona.

Trace o perfil do cliente que você quer impactar. Idade, hábitos, lugares que gosta, músicas, grau de educação…

Quando você reunir todas essas informações detalhadas, comece a pensar num conteúdo que atenderia aos gostos dele.

Não é tão simples, mas também não é impossível.

Bônus: Precisamos falar sobre Website

Por último, o grande centralizador de todos os seus canais. O seu site será o local que fará a conexão e integração com todos os outros canais citamos acima.

Lembre-se de mantê-lo responsivo, simples e de fácil navegação.

O que mais vejo de lojistas e comerciantes prestadores de serviço é que acham que não precisam mais de site porque tem as redes sociais. Esse é um erro clássico.

Normalmente que pensa assim é que teve uma péssima experiência com site.

Não adianta cobrar resultados do site, se seu site não tem disponível nem o telefone com facilidade. É preciso planejamento e entender as necessidades do seu público. Perguntar, testar e oferecer seu leque de serviços ou produtos da forma mais fácil possível.

Nem todo mundo tem experiência em navegação com site. Pelo contrário. Você tem cerca de 3 segundos pra conseguir prender a atenção do usuário.

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O importante do site é funcionar e não ser o mais bonito e pesado onde só você entender como usá-lo.

  • Em tom de humor, recomendo fortemente o website do caralho. Pra você ter noção do que eu quero dizer. 😀

Lembrando que o espaço é livre pra galera agregar com dicas, informações práticas e sugestões.

Gostaria de saber mais sobre o que você faz no seu negócio pra melhorar seus resultados.

Até a próxima!

Escrito por

Esse é meu laboratório de experiências, onde compartilho conhecimento e ferramentas que aplico nos meus negócios e nas empresas onde presto serviço.

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