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O que é Growth Marketing – Um guia introdutório

O que é Growth Marketing - Um guia introdutório
O que é Growth Marketing - Um guia introdutório

Aprenda sobre essa evolução do marketing que se tornou um grande sucesso entre startups do vale do silício.

O Growth Marketing ou marketing de crescimento é a evolução da indústria de marketing. 

Ele pega o modelo de marketing tradicional, que existe há décadas, e o aprimora com abordagens novas e diferentes, e às vezes incomuns, que criam um crescimento sustentável. Essas abordagens aprimoradas incluem coisas como otimização de SEO e mídia paga , teste A / B dividido, e-mail marketing, conteúdo baseado em dados e cópia criativa do anúncio. 

Outras especialidades de conhecimento que se enquadram no guarda-chuva do growth marketing são mídias sociais, conteúdo viral, marketing de vídeo, construção de comunidade e marketing de conteúdo.

O growth marketing normalmente se concentra nos dados por trás do marketing e, enquanto os modelos de marketing mais antigos consistem em um estágio de planejamento e execução, o growth marketing analisa continuamente os dados recebidos e otimiza com base nas informações, para aumentar a probabilidade de clientes recorrentes.

“O growth marketing está removendo os limites do marketing para permitir que cada aspecto da experiência do cliente se concentre em atrair clientes mais engajados.” 

– Mike Volpe, HubSpot

Marketing de crescimento vs. Marketing Tradicional

Como sabemos, o marketing tradicional tem uma abordagem mais simplista, concentrando-se em fazer um produto chegar ao público certo e, em última instância, fazer com que abram suas carteiras. 

Normalmente, as empresas com grandes orçamentos de marketing se concentrariam na mídia tradicional: tv, rádio e publicidade impressa. Embora haja outros estágios do funil a serem considerados, o marketing tradicional é muito mais focado na transição de um cliente potencial do topo do funil para a aquisição o mais rápido possível.

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O growth marketing nasceu do orçamento limitado de empresas iniciantes, com foco na aquisição de clientes por meios não convencionais ou menos caros. O marketing de crescimento é considerado mais ideal porque, por sua própria natureza, leva em consideração cada etapa do funil de marketing. 

Funil do Growth Marketing

Funil Pirata

Método AAARRR (apropriadamente apelidado de funil pirata ) por dividir cada seção para que você possa usá-la efetivamente em sua própria estratégia de marketing de crescimento.

Conscientização: é o momento em que um cliente em potencial sabe que sua marca existe. É o que o coloca no radar deles e os informa que você pode ter uma solução para os problemas deles. Isso pode incluir qualquer coisa, desde marketing de mídia social a conteúdo otimizado para SEO. O marketing de crescimento pode atingir esse estágio por meio de testes A / B de um título de blog, para ver o que gera mais engajamento ou tráfego.

Aquisição: normalmente, esse é o objetivo final de um profissional de marketing tradicional e pode ser alcançado por meio de um modelo freemium, captura de e-mail ou assinatura. O profissional de marketing de crescimento pode experimentar a eficácia disso testando a cópia ou chamada à ação diferente que pede que seu público se inscreva, seja em tom, design ou redação.

Ativação : relaciona-se principalmente ao processo de integração. É o que pega um cliente pagante e faz com que ele interaja ou use seu produto ou serviço o mais rápido possível. Estatisticamente, quanto mais cedo as pessoas usarem seu produto, maior será a probabilidade de permanecerem. Algumas estratégias de groth marketing para melhorar a taxa de ativação incluem um tour pelo seu aplicativo, ter uma cópia personalizada ou fornecer uma demonstração gratuita.

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Retenção: o marketing de crescimento se concentra fortemente na retenção porque se um negócio SaaS (Software como Serviço) típico perde cerca de 2 a 3% de seus clientes a cada mês com a rotatividade, o negócio deve crescer pelo menos 27% a 43% ao ano para manter a mesma receita. As estratégias de retenção no marketing de crescimento podem incluir uma pesquisa com o cliente , um programa de fidelidade ou agrupar seus novos produtos com os existentes.

Receita : esta fase é para quando uma ativação se transforma em um cliente pagante, ou um cliente existente paga para fazer o upgrade. Experimentar estratégias de receita para growth marketing pode ser uma mensagem no aplicativo quando o contrato do usuário está perto do fim, ou até mesmo testar diferentes modelos de pagamento.

Referência: no momento em que um cliente indica sua empresa ou serviço, ele se torna um embaixador da marca – o mais alto nível de fidelidade do cliente. Criar um cliente recorrente ou vitalício que está no estágio de indicação é muito mais fácil e pode ser feito por meio de bônus ou incentivos por indicação.

O que um profissional de growth marketing faz?

Algumas competências-chave e essenciais a serem tiradas disso quando se pretende desenvolver sua própria equipe de marketing de crescimento são:

Analítica: essa habilidade é crucial em um profissional de marketing de crescimento, especialmente porque a “arte” do marketing de crescimento pode ser incrivelmente científica – pegar e provar hipóteses, analisar e otimizar. Isso também requer a capacidade de coletar percepções dos dados e também transformar os dados em tarefas acionáveis ??para execução.

Foco na solução : há uma diferença fundamental entre um solucionador de problemas e um “relator de problemas”. Uma das vantagens do growth marketing é que você pode direcionar áreas menores e específicas de sua estratégia de marketing para tentar melhorá-las, e o foco nas soluções em cada um desses eventos é o que cria profissionais de marketing de crescimento bem-sucedidos.

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Criativo : em marketing, muito pouco supera a criatividade genuína. Como a própria natureza do growth marketing é pensar fora da caixa com abordagens não convencionais do tipo growth hacking, a criatividade é uma habilidade que não pode ser subestimada e deve ser altamente valorizada.

Growth Hacking é um termo implementado por Sean Ellis. Segundo ele, a definição mais correta é: marketing orientado a experimentos. O objetivo é encontrar oportunidades visando resultados rápidos para o crescimento (growth) da empresa.

Escrito por

Esse é meu laboratório de experiências, onde compartilho conhecimento e ferramentas que aplico nos meus negócios e nas empresas onde presto serviço.

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